Respostas
Resposta:
Levando em consideração que quando as pessoas morrem, existe a cultura de acender a vela por questões religiosas, o título do texto dá a entender que uma vela foi acesa para Dário, alguém que possivelmente faleceu.
Isto se mostra verdadeiro ao lermos o texto. A narrativa conta a história de Dário, que ao andar pela rua, sentou no chão e se encostou na parede de uma casa. Sem falar nada, Dário lentamente morria enquanto os transeuntes que por ali passavam questionavam o que estava acontecendo sem, de fato, nada fazerem para lhe ajudar. Pelo contrário, a todo momento o narrador nos conta como os objetivos pessoais de Dário sumiam em meio a multidão.
5) A história ocorre em uma tarde na rua onde Dário caiu. Não se sabe ao certo quem é Dário, mas o texto nos diz que era um homem casado que andava apressado e era de outra cidade. Usava paletó, gravata e carregava um guarda-chuva e um cachimbo. Tinha ainda um relógio de ouro e um alfinete de pérolas na gravata.
Além de Dário, a história conta como personagens um senhor gordo de branco, um rapaz de bigode, moradores de rua, uma velhinha de cabeça grisalha, o motorista do táxi, um guarda, uma pessoa de pijamas e um menino negro. Enquanto alguns permaneciam curiosos com a situação, outros tentavam ajudar Dário. Entretanto, teve aqueles que se aproveitaram da situação e o roubaram.
6) O conflito da narrativa começa quando Dário se senta na calçada, encostado na parede de uma casa, e as pessoas tentam entender o que houve com ele e o que poderiam fazer.