• Matéria: História
  • Autor: camilacarnevale
  • Perguntado 4 anos atrás

pesquisar sobre a revolta da armada​

Respostas

respondido por: jennifersousanascime
0

Resposta:

A Revolta Armada (1891-1894), ocorrida no Rio de Janeiro, foi uma rebelião realizada pela Marinha, que na época era denominada “Armada” e daí o nome deste movimento.

A rebelião tem início com o fechamento do Congresso pelo presidente Deodoro da Fonseca, em 3 de novembro de 1891, e termina no governo de Floriano Peixoto, em abril de 1894.

Por isso, o conflito é dividido em dois: Primeira Revolta da Armada, no governo de Deodoro da Fonseca, e Segunda Revolta da Armada, sob a presidência de Floriano Peixoto.

O principal objetivo da Primeira Revolta da Armada era forçar o presidente Deodoro da Fonseca a reabrir o Congresso e terminar o estado de sítio.

A Marinha estava insatisfeita com os rumos que a república estava tomando. Afinal, os dois primeiros governos foram exercidos por dois representantes do Exército: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Não por acaso este período é conhecido como “República da Espada” (1889-1894).A Primeira Revolta da Armada ocorreu em resposta ao fechamento do Congresso e ao estado de sítio pelo presidente Deodoro da Fonseca. Tais atitudes estavam em contra a Constituição de 1891.

A segunda Revolta da Armada surge da insatisfação da classe oligárquica contra o governo de Floriano PeixotoEnquanto ocorria a Revolta da Armada no Rio de Janeiro, o sul do país passava pela Revolução Federalista (1893-1895). Também chamada de Revolta Federalista foi uma guerra civil que ocorreu no estado do Rio Grande do Sul e se espalhou por Santa Catarina e Paraná.A repressão de Floriano Peixoto aos revoltosos foi implacável e, por isso, recebeu a alcunha de “Marechal de Ferro”.

A vitória, porém, custou caro ao governo que gastou todas as reservas disponíveis comprando, na Europa e nos Estados Unidos, navios para combater os rebeldes. Oficiais e marinheiros americanos também participaram das manobras militares levantando críticas na imprensa.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas similares