Uma grande empresa produtora e exportadora de alimentos começou a adotar práticas de governança corporativa há 4 anos. Durante esse período, melhorou suas práticas de gestão e divulgação de resultados. Criou um conselho de administração, presidido pelo CEO da companhia, que institui um conselho fiscal permanente, responsável por definir um padrão próprio para a contabilidade da companhia. A empresa passou a respeitar os direitos de voto dos acionistas, conforme previsão legal, e a divulgar anualmente seus resultados financeiros. Comparada com sua concorrente, que já instituiu uma cultura de governança há quase 10 anos, podem-se identificar pontos de melhoria.
Respostas
Resposta:
A empresa, quando adotou práticas de governança corporativa houve já melhoria, até chegar este tempo definindo o padrão para a contabilidade, respeitando os direitos dos acionistas e conseguir anualmente divulgar os resultados financeiros, é um para a melhoria.
Explicação:
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Explicação:
A empresa já tem algumas iniciativas de governança. No entanto, precisa amadurecer o seu modelo. Com base no contexto apresentado, se utilizarmos o IGCBRA, índice brasileiro de governança, como norteador, é possível identificar as falhas indicadas a seguir.
2- Falhas identificadas:
- O Presidente do conselho de administração e o CEO são a mesma pessoa.
- Não está sendo utilizada uma metodologia reconhecida para os relatórios contábeis.
- Apenas os direitos previstos em lei estão sendo cedidos aos acionistas.
- A divulgação de resultados tem sido apenas anual.
3 - Essas falhas poderiam ser tratadas da seguinte forma:
- Os cargos de CEO e de Presidente do conselho devem ser ocupados por profissionais diferentes.
- Utilização de padrões internacionais reconhecidos de contabilidade, como o U.S. Gaap, e não a definição de um padrão próprio.
- Cedência de benefícios adicionais aos acionistas, além dos previstos em lei.
- Divulgação dos resultados de acordo com os prazos estabelecidos nas normas, os quais podem ser, inclusive, trimestrais, pois uma maior frequência na divulgação dos resultados transmite mais transparência ao investidor.
4 - A correção desses e outros pontos leva a empresa a níveis superiores de governança, os quais, conforme estudos, têm refletido em crescimento organizacional e melhores retornos para os acionistas, e essa é a principal justificativa para a adoção dessas práticas.