Respostas
Resposta:
A taxa de juros também pode ser definida como a razão entre os juros, cobrável ou pagável, no fim de um período de tempo e o dinheiro devido no início do período. Usualmente, utiliza-se o conceito de taxa de juros quando se paga por um empréstimo, e taxa de retorno quando se recebe pelo capital emprestado.
Explicação passo-a-passo:
Resposta:
conceito de taxa de juros pode ser entendido como o valor do dinheiro no tempo, isto é, o preço que os tomadores de empréstimo pagam aos emprestadores para usarem um dinheiro que não é seu durante um determinado período. Na prática, é uma compensação pelo tempo que o dinheiro ficou emprestado.
Outro fator importante é que existem diferentes tipos de taxas de juros. São elas:
Juros simples
São juros negociados com antecedência e não mudam com o passar do tempo. Eles se refletem apenas no valor inicial do empréstimo
Juros compostos
Também conhecido como “juros sobre juros”, esse tipo de taxa de juros continua agindo durante toda a duração do empréstimo, débito ou investimento. Dessa forma, a soma é feita sobre o valor inicial e também sobre os juros dos meses anteriores
Juros de mora
É a taxa que reincide sobre o valor do acordo com o período de atraso, ou seja, quem não paga o combinado dentro do prazo deve arcar com essa indenização
Juros nominais
Os juros nominais envolvem a correção monetária sobre o valor, ou seja, o cálculo considera a inflação do período.
Juros reais
Contrários aos nominais, os juros reais não incluem a inflação no cálculo. Consequentemente, se a inflação do período for igual a zero, os juros reais serão iguais aos juros nominais.
Juros rotativos
É uma cobrança por atraso no pagamento de uma fatura ou um financiamento.
Juros sobre o capital próprio
É o juros calculado com base no lucro obtido por uma empresa. Geralmente, empresas distribuem pelo menos parte desse valor aos seus acionistas.
Além dos diferentes tipos de juros, já explicamos aqui no Politize! sobre a Taxa de Juros Selic e como ela afeta nossa vida. Retomando algumas informações, vimos que é um índice que orienta os bancos e outras instituições financeiras em relação à cobrança de juros. Pode ser chamada de taxa básica de juros, por ser a taxa de referência para o restante do mercado. Essa taxa pode favorecer ou dificultar a tomada de crédito, ou seja, se a Taxa Selic diminui, os juros ficam mais baixos e você consegue captar crédito ou, por exemplo, fazer um financiamento.
Uma vez que a taxa básica de juros norteia as decisões do restante do mercado, ela também influencia na oferta e demanda da economia. Para compreendermos essa relação, vamos examinar cada aspecto dessa lei do mercado.
Lei da oferta e demanda
É através da lei da oferta e da demanda que o mercado visa alcançar um equilíbrio, isto é, o preço de um produto e/ou serviço varia de tal maneira que a quantidade procurada (demanda) seja igual à quantidade oferecida (oferta).
A lei da oferta representa, portanto, a quantidade de bens e/ou serviços que o mercado pode oferecer a um determinado preço. Tal oferta pode variar de acordo com diferentes fatores, tais como: capacidade de produção, custo de produção (mão-de-obra e materiais), concorrência, disponibilidade de recursos, clima, entre outros.
Explicação passo-a-passo:
Não sei se está certoooo