Toda e qualquer entidade biológica necessita de matéria para sua construção e de energia para suas atividades. Isto é um fato não só à nível de indivíduos, mas também para populações e comunidades naturais. Os fluxos de matéria e energia possuem uma importância única, uma vez que: os processos que ocorrem nas comunidades são diretamente ligados ao meio abiótico. À esta conexão entre comunidade biológica e meio abiótico, damos o nome de Ecossistema. De modo geral, a composição dos ecossistemas é formada por de produtores primários, decompositores, matéria orgânica morta, herbívoros, carnívoros, parasitas e o ambiente químico e físico atuando como fonte e depósito de energia.
Fonte - adaptado de: O fluxo de energia e matéria através dos ecossistemas – Townsend, Colin R; Begon, Michael; Harper, John L. Fundamentos em Ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2010. 3ª Edição. Página 403.
A partir das informações do texto, avalie as afirmações seguintes:
I. Fotossíntese por organismos produtores e decomposição de matéria morta por decompositores são os únicos processos de entrada de energia no ecossistema.
II. A produtividade secundária é a taxa de fixação total de energia pela fotossíntese. Ela é precedida pela produtividade primária, definida como a taxa em que a biomassa é produzida por unidade de área pelas plantas.
III. Quando parte da biomassa da produtividade primária líquida não é utilizada, ela fica na biomassa dos vegetais vivos.
IV. A pirâmide de biomassa subestima a função de microorganismos devido à sua biomassa baixa. Entretanto, estes organismos apresentam elevado metabolismo.
V. A função de um ciclo biogeoquímico é assegurar que a fotossíntese e a decomposição não deixem de ocorrer e mantenha o equilíbrio no ecossistema.
As afirmações estão corretas apenas na alternativa:
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
Coloquei opção 2 (III e IV)
Explicação:
A confirmação está no livro Ecologia Aplicada.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás