• Matéria: Filosofia
  • Autor: darkfreefrire
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia o fragmento seguinte. “Meus irmãos e minhas irmãs; eu não vim a esta reunião para somar, às lágrimas e lamentações dos negros norte-americanos, aquelas dos negros brasileiros, e nem para chorar junto a vocês o destino infeliz da nossa raça. Nem tampouco vim aqui apenas para denunciar a situação de extrema destruição e opressão que pesa sobre meus irmãos afro-brasileiros e, diante dessa assembleia, registrar a minha inconformidade e o meu protesto. Não vim aqui para isso. O que inspira, e que me move à ação se encontra muito além dessa fronteira de negação e de opróbrio. Meus motivos residem, antes, no horizonte e no contexto da festividade. Sim, este deve ser o instante da celebração simbólica da reunião dos membros da família africana, separada pelas forças anti-históricas do mal, e atirados para os vários cantos do chamado Novo Mundo [...]”. (NASCIMENTO, Abdias. O negro revoltado. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982). A obra, O negro revoltado (1982), de Abdias Nascimento, detém um papel social indiscutível na luta do movimento negro no Brasil. Com base no texto, assinale abaixo a alternativa correta que expõe a tese centraldo livro. a) A tese central explora a condição do indivíduo negro do Brasil, de modo a mostrar que se trata de uma pressuposição social injustificável, a simples adjetivação de “revoltado”, ao negro. b) A tese e a justificativa que as revoltas dos negros no tempo do Brasil Colonial foram legítimas, pois tratavase da própria manutenção da independência do país.c) A argumentação de que o revoltado, independentemente de ser negro ou não, pode trazer prejuízo para a sociedade em vivência pacífica. d) O julgamento sobre a forma como o negro encara o branco, e como ambos se descartam mutuamente num processo de isonomia social.

Respostas

respondido por: mariaboeira2015
5

Resposta:

a) A tese central explora a condição do indivíduo negro do Brasil, de modo a mostrar que se trata de uma pressuposição social injustificável, a simples  adjetivação de “revoltado”, ao negro

Explicação:

Importa destacar que a diáspora africana, no Brasil e no resto do globo terrestre, foi um evento que buscou apagar a história do negro no mundo. Pois, ao sequestrar as pessoas de África, para manter seu modelo escravagista, os países ditos civilizados roubaram todo conhecimento  técnico-científico-cultural que as diversas nações africanas traziam consigo em cada desembarque das pessoas dobradas à violência. Reconhecer que a luta  da população negra brasileira, bem como mundo afora, busca resistir à tentativa de fazê-la uma sub-raça humana é o que os vários movimentos negros.

respondido por: xoxobabyess
0

Resposta:

Letra A

Explicação: Caiu na minha prova e foi considerada como a resposta certa

Perguntas similares