Questão 1)
Com o crescente aprofundamento dos estudos sobre o racismo, torna-se cada vez mais difícil explicar em poucas palavras qual é a sua natureza; em outros termos, não podemos mais afirmar que o racismo é apenas um problema social, pois ele também é um problema histórico, político, subjetivo, ideológico, etc. Essa realidade é um dos problemas que precisam ser enfrentados por aqueles que buscam lutar por igualdade racial. Tendo isso em vista, analise a citação a seguir.
Necessita-se de pouca reflexão [...] para se reconhecer que essas categorias pseudocientíficas são elas próprias imagens. Quem já viu realmente uma pessoa preta ou vermelha, uma pessoa branca, amarela ou marrom? Esses termos são construções arbitrárias, não registros de realidade. Mas a linguagem não é apenas o meio de veiculação dessa tendência insidiosa; é também o seu signo. O uso da linguagem corrente significa a diferença entre culturas e seu diferencial de poder, expressando a distância entre subordinado e superordinado, entre servo e senhor em termos de sua "raça".
GATES JR, Henry Louis. Editor's introduction: writing 'race' and the difference it makes. Critical Inquiry. vol. 12, no. 1, "Race," Writing, and Difference (Autumn, 1985), pp. 1-20.
Conforme a citação acima, pode-se concluir que, de acordo com a visão do autor, o racismo
A)
opera de forma efetiva no mundo por meios discursivos e ideológicos. Em outras palavras, necessita-se de pouca reflexão para perceber como operam as diferenças sociais e as relações de poder que vão de encontro à igualdade racial.
B)
não pode ser visto como um problema discursivo. Em outras palavras, o autor está defendendo que as relações de poder não são representadas nos signos, e sendo assim, eles não possuem relação com a desigualdade racial.
C)
opera de forma efetiva no mundo por meios discursivos e ideológicos. Em outras palavras, por meio da linguagem, operam as diferenças sociais e as relações de poder que vão de encontro à igualdade racial.
D)
opera de forma efetiva no mundo por meios discursivos e ideológicos. Em outras palavras, o autor está afirmando que o preconceito se dá apenas por meio das palavras, as quais impedem a igualdade racial.
E)
não é uma realidade, pois só se dá por meios discursivos e ideológicos. Em outras palavras, as diferenças sociais e as relações de poder são representações por meio de signos que em nada interferem nas relações raciais.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Explicação:a
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás