Respostas
Resposta:
A redução da maioridade penal seria uma ação que certamente contribuiria para a diminuição da criminalidade, uma vez que a prática de crimes por menores é incentivada pela impunidade e, além do mais, as instituições responsáveis pela reabilitação desses jovens não têm estrutura física ou psicossocial adequada para a realização de um trabalho eficiente com essas crianças.
Crimes cometidos por menores estão se tornando um fato comum. Cenas de violência praticadas por esses jovens são narradas, diariamente, e o que mais chama atenção nos relatos é a frieza e o destemor que essas crianças demonstram durante a agressão. Esse comportamento é facilmente justificado pela impunidade. Afinal, é amplamente divulgado que menor de idade não pode responder judicialmente por seus atos criminosos, logo eles não têm nada a temer.
Além disso, as instituições existentes responsáveis pela reabilitação desses jovens - Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) não costumam apresentar resultados satisfatórios em vários casos. A prova disso está nos noticiários, nos quais é comum o relato de crimes, às vezes, até bárbaros, praticados por ex-internos.
Com base nas informações mencionadas, é possível observar que reduzir a maioridade penal
seria uma importante ação para combater a criminalidade no país. Só se espera que governantes e
parlamentares possam pensar seriamente sobre o problema e chegar à decisão mais adequada para
que a população não continue sofrendo com o crescimento da violência praticada por esses jovens.