POR FAVOR É PARA HOJE!!!
ME AJUDEM
1. Realize a análise sintática (aplicar os 7 passos desenvolvidos em cada um dos nossos encontros) de cada um dos itens que se seguem:
a.
Sobrevoava a cidade um bando de pássaros. (1,0)
c.
No lixo da feira, crianças garantiam o seu almoço.
d.
Todos nós precisamos de respeito.
e.
A lua parece uma bola.
f. volta à casa do pai foi emocionante.
g.
Tomamos suco de melancia na reunião dos naturalistais
h.
Prefiro qualquer bebida a suco de graviola.
Respostas
Resposta:
a.
Sobrevoava a cidade um bando de pássaros.
R: Sobrevoava=verbo, a =artigo, cidade=substantivo feminino, um= artigo, substantivo masculino, de=preposição.
c.
No lixo da feira, crianças garantiam o seu almoço.
R; No=preposição, lixo=substantivo masculino, da=preposição
d.
Todos nós precisamos de respeito.
R:
e.
A lua parece uma bola.
R:
f. volta à casa do pai foi emocionante.
R:
g.
Tomamos suco de melancia na reunião dos naturalistais.
R:
h.
Prefiro qualquer bebida a suco de graviola.
R:
Explicação: me desculpa to tentando o meu maximo, prescisso comer agr e ja tento te mandar o resto, tenta fazer com a explicação abaixo!
A análise sintática é a parte da gramática que estuda e classifica cada um dos elementos que integram o período de uma frase. Cabe à análise sintática estudar o período a partir da estrutura e relação semântica.
Na gramática, o conjunto de palavras que estabelecem sentido completo forma uma frase, que pode ou não ter verbo. Na análise sintática, o verbo é a palavra mais importante para a identificação dos demais elementos. Por isso, só ocorre em frase verbal.
Uma frase verbal, por sua vez, como o nome indica, é aquela que apresenta verbo. Ex: Saí de casa (sair = verbo).
A análise sintática é um dos assuntos estudados na sintaxe, parte da gramática encarregada de analisar a função das palavras em uma frase. Para fazer uma análise sintática correta deve-se saber distinguir o que é frase, oração e período.
Frase, oração e período
Uma frase é o conjunto de palavras que, juntas, desencadeiam sentido lógico e completo. Nela, a presença do verbo não é obrigatória. No entanto, vale lembrar que para a análise sintática a presença do verbo é necessária.
Em uma frase pode haver uma ou mais orações. A oração é toda frase que contém um verbo ou uma locução verbal e, geralmente, depende de outros elementos que encontram-se na frase. As orações podem ser ligadas por vírgulas ou conjunções. Dividem-se de acordo com a função que exercem. Essa divisão é feita por meio de termos, que podem ser essenciais, integrantes ou acessórios.
O conjunto de orações forma um período, que pode ser simples (com uma oração) ou composto (com duas ou mais orações), conforme a quantidade de verbos que apresentar.
Um exemplo de oração com período simples é “O dia está maravilhoso!”. Para período composto tem-se “Marina acordou e foi direto para a cozinha”.
Como fazer a análise sintática
Antes de fazer a classificação dos termos de uma oração, deve-se observar se ela é verbal ou nominal, pois a análise sintática é feita apenas em frases verbais.
Tendo certeza de que trata-se de uma frase verbal, deve-se iniciar o raciocínio lógico pelo período simples. Assim, precisa-se encontrar o verbo para descobrir qual é o tipo de período em questão.
Após encontrar o verbo, deve-se classificar o sujeito e procurar por complementos para, depois, localizar os predicativos que podem estar ou não presentes no contexto. Por fim, depois de encontrar o verbo, sujeito e complementos, deve-se procurar os adjuntos adverbiais ou nominais.