ALGUÉM ME FAZ UM RESUMO SOBRE "Violência nas escolas brasileiras" 10 linhas ou mais, esse resumo
Respostas
Resposta:
A violência é hoje uma das principais preocupações da sociedade. Ela atinge a vida e a integridade física das pessoas . É um produto de modelos de desenvolvimento que tem suas raízes na história, a definição de violência se faz necessária para uma maior compreensão da violência escolar. É uma transgressão da ordem e das regras da vida em sociedade.
Quando a violência é ignorada por autoridades, dentro e fora da escola, torna-se banalizada e, de certa forma, até legitimada. Os estudantes, que deveriam estar aprendendo a ler e escrever com competência, a elaborar cálculos matemáticos avançados e gradativamente adquirindo noções sobre o que forma bons cidadãos, percebem que pouco se faz para combater o crime e proteger esses últimos.
A desigualdade social é um dos fatores que levam um jovem a cometer atos violentos. A situação de carência absoluta de condições básicas de sobrevivência tende a embrutecer os indivíduos, assim, a pobreza seria geradora de personalidades destrutivas. "A partir desse, de estar numa posição secundária na sociedade e de possuir menos possibilidades de trabalho, estudo e consumo, porque além de serem pobres se sentem maltratados, vistos como diferentes e inferiores. Por essa razão, as percepções que têm sobre os jovens endinheirados são muito violentas e repletas de ódio..."
O governo admite a existência de um grave problema de violência nas escolas brasileiras, mas pouco faz para preveni-lo. A luta contra esse terrível fenômeno não faz parte de suas políticas educacionais, mas representa uma preocupação constante para estudantes, pais e professores. A violência nas escolas precisa ser combatida com eficácia. Muitos alunos e professores temem frequentá-las. Isso, evidentemente, prejudica a educação no Brasil.