O RENASCIMENTO É O PERÍODO DE GRANDES INVENÇÕES E PELO IMPRESSIONANTE INTERESSE PELA EDUCAÇÃO. O APARECIMENTO DOS COLÉGIOS, DO SÉCULO XVI ATÉ O SÉCULO XVIII FOI UM FENÔMENO CORRELATO AO SURGIMENTO DA NOVA IMAGEM DA INFÂNCIA E DA FAMÍLIA. DIANTE DISSO, ANALISE AS ASSERTIVAS:
I – LUTERO DEFENDIA A EDUCAÇÃO UNIVERSAL E PÚBLICA, SOLICITANDO ÀS AUTORIDADES OFICIAIS QUE ASSUMISSEM ESSA TAREFA, POR CONSIDERA-LA COMPETÊNCIA DO ESTADO.
II – A REFORMA PROTESTANTE CRITICAVA A IGREJA MEDIEVAL E PROPUNHA O RETORNO ÀS ORIGENS PELA CONSULTA DIRETA AO TEXTO BÍBLICO, SEM A INTERMEDIAÇÃO DOS PADRES.
III – A IGREJA CATÓLICA CRIOU DIVERSAS ORDENS RELIGIOSAS, COMO O COLÉGIO DOS JESUÍTAS, PARA COMBATER A EXPANSÃO DO PROTESTANTISMO.
IV – O ENSINO POR EMULAÇÃO, OU SEJA, O ESTÍMULO À COMPETIÇÃO ENTRE INDIVÍDUOS E AS CLASSES, TORNOU-SE TAMBÉM UMA CARACTERÍSTICA DO ENSINO PROPOSTO POR MARTINHO LUTERO.
V – OS JESUÍTAS FORAM EXPULSOS TAMBÉM DO BRASIL, POR ORDEM DO MARQUÊS DE POMBAL, PORQUE O ENSINO JESUÍTICO PROMOVIA A SEPARAÇÃO ENTRE ESCOLA E VIDA, DANDO MAIS ÊNFASE À RETOMADA DOS CLÁSSICOS E NÃO TRANSMITIA AOS ALUNOS AS INOVAÇÕES DO SEU TEMPO, SENDO ENTÃO, ACUSADA DE SER DECADENTE E ULTRAPASSADA.
Respostas
respondido por:
2
As assertivas corretas são as: I, II e III.
Martinho Lutero é considerado o pai da Reforma Protestante, um importante movimento que dividiu a Igreja Católica na Idade Moderna. Ele era um professor universitário e uma de suas propostas era referente a educação, para que fosse gratuita, pública e universal.
Além disso, Lutero criticava a Igreja por utilizar os padres como meio entre os fiéis e a interpretação da Bíblia. Para ele, a interpretação dos fiéis podia ser individual, sem interferência dos padres.
Como resposta à Reforma Protestante, a Igreja Católica iniciou um movimento de Contrarreforma. Entre várias medidas, uma delas focava na disseminação de ordens religiosas para catequizar povos.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás