Respostas
Resposta:
1. Chá de boldo cura problemas no fígado
Esta é uma receita usada pelos mais antigos e que foi repassada de geração em geração, sem que as pessoas soubessem de fato o princípio ativo do boldo e seu efeito nas doenças hepáticas.
2. Há solução para tudo, menos para a morte
Pode ser considerada uma mensagem popular que representa o otimismo e o desejo de "sempre encontrar uma saída" para qualquer problema ou dificuldade.
3. Brasileiro gosta de samba, churrasco e futebol
Faz parte do senso comum achar que samba, futebol e churrasco são "paixões nacionais", ou seja, que são atividades apreciadas por todos os brasileiros.
Explicação:
Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observações do mundo. O senso comum se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração.
Resposta:
No senso comum, cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência, “fulano de tal tem cultura”.
Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.
Só o homem possui cultura.
Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida.
Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.
As funções da cultura são:
satisfazer as necessidades humanas;
limitar normativamente essas necessidades;
implica em alguma forma de violação da condição natural do homem. Por exemplo: paletó e gravata são incompatíveis com clima quente; privar-se de boa alimentação em prol da ostentação de um símbolo de prestígio, como um automóvel; pressão social para que tanto homens quanto mulheres atinjam o ideal de beleza física.
Explicação:
No Senso Comum, a cultura representa o conjunto de saberes que é passado de geração em geração.
Nesta dimensão, o Senso Comum é considerado como um conjunto de fatos ou saberes que são compartilhados no dia a dia das pessoas. Na prática, estes saberes não possuem comprovação científica, mas são vistos como elementos formadores de uma determinada cultura.
Exemplo do Senso Comum:
Falar que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar.
No campo da Antropologia, a Cultura representa um conjunto de hábitos e costumes que são praticados em cada grupo social. Em uma cultura, os valores "certo" ou "errado" são essenciais para formação da Moral.