A célula de um animal, esquematizada a seguir, encontra-se na anáfase da primeira divisão da meiose. O que permite essa conclusão?
Respostas
A anafáse em geral é responsável pela separação dos cromossomos homólogos... Separação esta restultante pela atuação das fibras do fuso localizados nos polos da célula.
As fibras "puxam" os cromossomos para os extremos da célula para que após a telofase, a citocinese ocorra designando metade dos cromossomos para a nova célula
Vale ressaltar que na meiose as cromátides irmãs não são separadas, e, por isso a meiose I é chamada de meiose radicional.
Resposta:
Está ocorrendo a ação das enzimas proteolíticas vão agir quebrando as coesinas, migrando as cromátides irmãs para polos opostos, ou seja, clivagem da conexão entre as cromátides.
Explicação:
Um complexo chamado de APC, que promove a ubiquitinação da securina ativa a separase, separando as cromátides em duas a partir da quebra das coesinas, deixando elas soltas para os fusos mitóticos puxarem.
Como eles puxam?
O movimento das cromátides irmãs para os polos opostos é resultante da combinação de dois processos: Anáfase A e Anáfase B.
- Anáfase A - Encurtamento dos fusos mitóticos cinetócoros.
- Anáfase B - Prolongamento dos fusos mitóticos polares.
Espero ter ajudado!