Leia o fragmento do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
Desde os cinco anos merecera eu a alcunha de “menino diabo”; e verdadeiramente não era outra coisa; fui dos mais malignos do meu tempo,
arguto, indiscreto, traquinas e voluntarioso. Por exemplo, um dia quebrei a cabeça de uma escrava, porque me negara uma colher do doce de coco que estava fazendo, e, não contente com o malefício, deitei um punhado de cinza ao tacho, e, não satisfeito da travessura, fui dizer à minha mãe que a escrava é que estragara o doce “por pirraça”; e eu tinha apenas seis anos. Prudêncio, um moleque de casa, era o meu cavalo de todos os dias; punha as mãos no chão, recebia um cordel nos queixos, à guisa de freio, eu trepava-lhe ao dorso, com uma varinha na mão, fustigava-o, dava mil voltas a um e outro lado, e ele obedecia, – algumas vezes gemendo, – mas obedecia sem dizer palavra, ou, quando muito, um – “ai, nhonhô!” – ao que eu retorquia: — “Cala a boca, besta!”
“Desde os cinco anos merecera eu a alcunha de ‘menino diabo’; e verdadeiramente não era outra coisa [...].”
No trecho, os verbos destacados indicam a narrativa dos
(A) relatos dos sonhos de infância.
(B) costumes de uma infância sossegada.
(C) tempos de uma infância pacífica.
(D) relatos de uma infância não idealizada.
(E) atos e das brincadeiras de uma infância pacata.
ITEM 06
No fragmento do romance, ao personagem são atribuídos inúmeros adjetivos que na
(A) narrativa subjetiva caracterizam as qualidades idealizadas de uma criança.
(B) descrição do enredo representam uma infância peralta em caráter realista.
(C) descrição subjetiva do conflito representam uma infância aos moldes românticos.
(D) narrativa são atribuídos e associados à exaltação do protagonista em sua infância.
(E) descrição abordam superficialmente a infância do personage
Respostas
As alternativas que contém as respostas corretas para estas questões são, respectivamente, as alternativas D e B.
Os exercícios aqui apresentados abordam questões a respeito de interpretação de texto.
Na primeira questão, podemos ver que o trecho em destaque relata fatos ocorridos durante a infância do personagem descrito.
Na segunda questão, podemos notar no fragmento do texto apresentado, os adjetivos ali inclusos ajudam a realizar uma descrição do enredo apresentado e da infância do personagem apresentado.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/4461173
1ª Questão: A alternativa correta é a letra D. Os verbos destacados indicam a narrativa dos "relatos de uma infância não idealizada".
2ª Questão: A alternativa correta é a letra B. Ao personagem são atribuídos inúmeros adjetivos que na "descrição do enredo representam uma infância peralta em caráter realista".
Interpretação de texto
1ª questão: Para responder a esta questão vamos analisar os verbos destacados, que indicam a narrativa de uma infância não idealizada, visto que os verbos "merecera" e "era" indicam um fato ocorrido num momento passado (vivido, realizado e concluído). Desse modo, não foi uma infância idealizada (existente apenas na imaginação, sonhada), mas sim concretizada em um momento anterior.
2ª questão: No fragmento desse romance são atribuídos diversos adjetivos ao personagem que na descrição do enredo representam uma infância peralta em caráter realista. O personagem é caracterizado como "menino diabo”; maligno, arguto, indiscreto, traquinas e voluntarioso. Estes adjetivos revelam traços reais de uma criança que teve a infância cheia de travessuras, pirraças dentre outros comportamentos de quem é peralta.
Para saber mais sobre interpretação de texto acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/20529241