Respostas
Resposta:
Membrana plasmática: é um envoltório que delimita a célula. Ela consiste em uma bicamada de fosfolipídeos na qual estão inseridas proteínas. A membrana é uma estrutura importante da célula, estando relacionada, entre outras funções, com a seleção do que entra e do que sai da célula, funcionando como uma barreira seletiva. Em algumas células, externamente à membrana plasmática, observa-se a presença de uma parede celular. Essa parte pode ser observada, por exemplo, em bactérias e células vegetais. Entretanto, a composição dessas paredes celulares é bastante diferenciada em cada um desses organismos.
Citoplasma: é a região delimitada pela membrana plasmática. Nas células eucariontes, o citoplasma está localizado entre a membrana e o núcleo celular. O citoplasma é formado por uma matriz gelatinosa, denominada citosol. É no citosol que estão imersas as organelas celulares, como mitocôndrias, complexo golgiense, retículo endoplasmático e outras. Vale salientar ainda que no citoplasma de todas as células são encontrados ribossomos, que são minúsculos complexos capazes de realizar a síntese de proteínas.
Material genético: Tanto as células procariontes quanto as eucariontes possuem cromossomos, que são estruturas formadas por DNA e que carregam a informação genética do indivíduo. Nas células eucariontes, o envelope nuclear está presente e caracteriza-se por ser uma dupla membrana cheia de poros. Esse envelope delimita o núcleo, que é o local onde se encontram vários cromossomos lineares. Na célula procarionte, por sua vez, não é observado núcleo definido e verifica-se a presença de, normalmente, um cromossomo circular localizado em uma região específica denominada nucleoide.
O corpo humano apresenta vários tipos de células, que são obviamente, diferentes das células de um vegetal. As células mais conhecidas do corpo humano são os glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e a célula-tronco.
As Hemácias, ou glóbulos vermelhos, são responsáveis pelo transporte de oxigênio e alguns nutrientes para outras células do corpo.
Os Leucócitos, ou glóbulos brancos, são responsáveis pelo sistema de defesa do corpo animal. Elas são responsáveis por criar nosso sistema imunológico, analisando ao doenças “combatidas” a fazendo com que sejam produzidos anticorpos específicos para aquela doença.
As células-tronco vem sendo estudadas, pelo seu poder de se “transformar” em qualquer outro tipo de célula, desde glóbulos vermelhos até células musculares e de tecidos.
As plantas possuem células com um revestimento mais rígido, por isso não é aconselhável dar cabeçadas numa árvore! E apresentam cloroplastos. “Bolsas” onde é armazenada a clorofila.