É um comportamento que atinge a criança, está fora das normas de conduta e acarreta um risco substancial de danos físicos e emocionais. Quatro tipos de maus-tratos são genericamente reconhecidos: abuso físico, abuso sexual, abuso emocional (abuso psicológico) e negligência. Em um atendimento rotineiro na Unidade Básica de Saúde (UBS), o cirurgião-dentista realiza o exame de uma criança e constata diversas lesões e feridas no corpo, o profissional suspeitou estar diante de um caso da Síndrome da Criança Maltratada. Como ele deveria agir para alcançar tal diagnóstico?
Respostas
Resposta: A suspeita de violência surge, geralmente, no momento em que o profissional de saúde procede à anamnese. Este é um momento em que o profissional deve ter o olhar ampliado, indo além dos possíveis sintomas ou sequelas de doenças e /ou acidente que levaram a criança ou adolescente aoatendimento.
Ele Deve verificar se a história da lesão é coerente com o ferimento;
O profissional deve agir buscando primeiramente avaliar bem as lesões na medida do possível, sendo elas lesões traumáticas, o mesmo pode tentar uma conversa descontraída, que não proporcione constrangimento para a criança sobre a causa de tal lesão, tendo algum apontamento positivo para negligência ou abuso físico, o dentista deve seguir para o próximo passo.
O próximo passo é levar tal situação ao conselho tutelar, este irá tomar as medidas que achar cabíveis, a depender da gravidade das lesões e dos relatos contados pela criança, nesse ponto deve haver uma intervenção urgente visando o bem estar da criança.
Aprenda mais sobre maus tratos: https://brainly.com.br/tarefa/20622372