• Matéria: Filosofia
  • Autor: jocilenepereira75
  • Perguntado 4 anos atrás

O termo raciocínio tem origem no latim ratiocinium e é o ato pelo qual se chega a uma nova verdade, partindo do princípio de verdades já conhecidas. Para que o raciocínio cumpra seu ciclo por completo, passa fases distintas. E, mesmo que não apareçam todas de maneira clara em cada ato de raciocínio, nele estão sempre implícitas. Os argumentos estão tradicionalmente divididos em DEDUTIVOS e INDUTIVOS. A respeito disso, é correto afirmar que: *
a) O raciocínio indutivo parte de uma lei universal, considerada válida para um determinado conjunto, aplicando-a aos casos particulares desse conjunto.
b) O raciocínio indutivo é amplamente utilizado pelas ciências experimentais
c) O raciocínio dedutivo parte de uma lei particular, considerada válida para um determinado conjunto, aplicando-a aos casos universais desse conjunto.
d) O raciocínio dedutivo é uma argumentação na qual, a partir de dados singulares suficientemente enumerados, inferimos uma verdade universal.
e) O raciocínio indutivo é o argumento cuja conclusão é inferida necessariamente de duas premissas.

Respostas

respondido por: Bricio02
1

Resposta: O raciocínio indutivo é amplamente utilizado pelas ciências experimentais.

Explicação: É fácil perceber essa aplicação do método indutivo. Quando Darwin, por exemplo, começou a escrever sobre a Seleção Natural, é óbvio que a sua conclusão veio de diversos experimentos, muitas evidências encontradas em anos de pesquisa. Alguns dizem que o cientista foi a algumas ilhas verificar mudanças na vida dos animais que viviam por ali. Da mesma forma, a fim de alcançarmos uma fórmula em uma ciência exata, precisamos experimentá-la em diferentes casos, não é mesmo? O raciocínio indutivo, então, é fundamental nessas ciências.

Perguntas similares