Os movimentos messiânicos eram mais comuns do Brasil do que imaginávamos. Além de Canudos, várias revoltas envolvendo seguidores destes movimentos eclodiram durante a primeira metade de século passado. Como o Messianismo foi possível?
a)Devido a concentração latifundiária, o estado de miséria dos camponeses, a prática do coronelismo e a forte religiosidade popular.
b)Devido unicamente a religiosidade do sertanejo que encontrava nas práticas do messias um conforto para a vida miserável que estava submetido.
c)Devido ao grande poder dos líderes messiânicos cujo prestígio era medido pela quantidade de eleitores que controlasse conseguindo desta forma se eleger para os cargos políticos.
d)Em virtude do temor que as profecias dos beatos causavam à população mais pobre, preferindo resignar- se a vida de peregrinações e orações para salvação da alma. _________________________________________________
Respostas
Resposta:
A RESPOSTA CORRETA É A LETRA C.
Explicação:
O messianismo se caracteriza como um movimento cujo líder é apresentado como um enviado divino. Ele pode ser um religioso, um político ou apenas uma figura extremamente carismática que promete o fim da opressão e do desespero para um povo.
Especificamente no Brasil, movimentos messiânicos são frequentemente marcados por uma religiosidade combinada com resistência política. Por exemplo, em Canudos, o líder Antônio Conselheiro mostrava-se contra a República recém-instaurada. Em geral, o início do século XX mostrou-se terreno fértil para o aparecimento dos messianismos no Brasil, uma vez que o interior do país era pobre, faminto e aculturado, sendo frágil perante o poder de persuasão destes líderes.