• Matéria: Biologia
  • Autor: larynhaalves90
  • Perguntado 4 anos atrás

Como as baleias que vivem na Antártida podem ser atingidas pelo aumento do buraco na camada de ozônio?

Respostas

respondido por: henrique220908
22

Resposta:

De forma indireta. Apesar de viver na água e não ter uma relação direta com o aumento da incidência dos raios ultravioleta do Sol, as baleias podem se alimentar de pequenos peixes ou de animais microscópicos (é o caso das baleias filtradoras). Os raios ultravioleta podem matar microrganismos que são a base da cadeia alimentar das baleias filtradoras e de vários peixes; esses peixes, por sua vez, podem servir de alimento a outras espécies de baleia. Dessa forma, morrendo a base da cadeia alimentar, prejudicam-­se os outros organismos que a compõem.

Explicação:

Gabarito

respondido por: viniciusrm19
12

As baleias que vivem na Antártida podem ser afetadas de forma indireta, uma vez que seus alimentos poderão ser afetados pelos raios ultravioletas do Sol, gerando um efeito em cascata.

Consequências do Buraco da Camada de Ozônio

O buraco da camada de ozônio vem sendo formado mediante a intensificação do efeito estufa, por conta da maior emissão de gases estufa, como o CO2.

As consequências para os seres vivos, como as baleias, são reais, a partir do momento em que seus alimentos poderão ser alvo dos raios UV, prejudicando a base da cadeia alimentar, ocasionando um efeito em cascata, alterando o equilíbrio do meio ambiente.

Mais sobre consequências do buraco da camada de ozônio: brainly.com.br/tarefa/46011633

Anexos:
Perguntas similares