5- Observe as figuras a seguir:
Os ângulos de incidência dos raios solares sobre a superfície da Terra, demonstrados nas figuras, apresentam duas situações distintas, que caracterizam os solstícios e os equinócios. Em ambas as figuras, o ponto A representa uma cidade sobre a Linha do Equador, ao meio-dia. A Figura 2 mostra a incidência do Sol três meses após a situação ilustrada na Figura 1. A Figura 1 representa o:
(a) equinócio de primavera no Hemisfério Sul, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A.
(b) solstício de verão no Hemisfério Norte, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A.
(c) equinócio de outono no Hemisfério Sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular à superfície da Terra em A.
(d) equinócio de primavera no Hemisfério Sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular à superfície da Terra em A.
Respostas
Resposta:
acho q é a letra c
Explicação:
Resposta:
Alternativa C) equinócio de outono no Hemisfério Sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular à superfície da Terra em A.
Explicação:
Denomina-se equinócio a ação dos raios solares perpendiculares ao plano equatorial. Tal fato gera, teoricamente, dias e noites com igual duração. É o momento em que tem início a primavera e o outono.
Levando em consideração as imagens fornecidas, pode-se dizer que a figura 1 representa o equinócio de outono no hemisfério Sul, enquanto o hemisfério Norte vive, no mesmo momento, o equinócio de primavera. Na sequência (figura 2), nota-se que os raios solares atuam de forma mais perpendicular sobre o hemisfério Norte e de forma mais oblíqua no hemisfério Sul, determinando, assim, os solstícios de verão e de inverno, respectivamente.