• Matéria: Química
  • Autor: dudu3riososmkm7
  • Perguntado 4 anos atrás

Explique como é possível obter cloro gasoso a partir da eletrólise ígnea do cloreto de potássio. Em sua explicação, descreva o que ocorre no ânodo e no cátodo dessa eletrólise

ajuda ai pfv

Respostas

respondido por: tubiteth
3

Resposta:

A eletrólise ígnea do sal produz o gás cloro (Cl2) e o sódio metálico (Na), substâncias que não são encontradas na natureza nessa forma. O sal funde-se a uma temperatura aproximada de 800ºC e, no estado líquido, o NaCl sofre disssociação, produzindo os seguintes íons:

NaCl → Na+ + Cl-

O polo negativo da bateria fornece elétrons para um dos eletrodos, que se torna o cátodo ou polo negativo. Visto que ele é negativo, ele atrai os cátions Na+ que estão no líquido. Esses íons recebem os elétrons do cátodo e, nesse eletrodo, ocorre a seguinte semirreação de redução:

Semirreação no cátodo: redução: Na+(l) + e- → Na(s)

Nesse eletrodo foi formado o primeiro produto, que é o sódio metálico.

Por outro lado, o outro eletrodo torna-se o ânodo, pois está carregado positivamente, atraindo os ânions Cl-, que perderão seus elétrons, sofrendo oxidação:

Semirreação no ânodo: oxidação: 2Cl-(l) → 2 e- + 1Cl2(g)

Esse gás cloro fica borbulhando ao redor do ânodo, como mostra a reação a seguir. Ele é coletado por meio de um tubo de vidro adaptado ao sistema

Perguntas similares