A humanidade sempre viveu sob o signo do medo. O homem primitivo tinha todo um universo desconhecido e misterioso que temer. O homem moderno encontrou explicações clentificas para muito do que parecia so- brenatural, estabeleceu uma convivência com as forças desapoderadas da natureza, porém não só explicou ou resolveu tudo, como, ele próprio, se encarregou de criar novas fontes de pavor. Estivemos à beira do holocausto atômico. A Guerra Fria terminou, o que não impede a permanência de uma dúzia de potências nucleares com os seus arsenais, para qualquer emergência. (Augusto Marzagão, O degelo da Antártica, In: Folha de S.Paulo, 26/2/1997, 1 Caderno, p. 3. Com adaptações.) O texto remete a questões pertinentes ao mundo de hoje. Analisando algumas das transformações ocorridas nos últimos tempos, julgue falsas ou verdadeiras as afirmativas a seguir.
() A chamada Guerra Fria constituiu um período histórico em que vários países, potências econômi- cas mundiais, dividiam o poder internacional.
() A expressão "Guerra Fria" refere-se ao enfraqueci- mento das tensões entre EUA e URSS.
() Tendo recebido maciços investimentos para a pes- quisa durante o perfodo da Guerra Fria, a energia nuclear enfrenta, hoje, fortes resistências quanto ao seu uso, em face de problemas como milita- rismos, atividades terroristas, lixo atômico e risco de acidentes.
Respostas
(F) A chamada Guerra Fria constituiu um período histórico em que vários países, potências econômicas mundiais, dividiam o poder internacional.
Explicação:
Esse período foi marcado por disputas ideológicas entre os Estados Unidos e a União Soviética, que polarizaram as relações internacionais.
(F) A expressão "Guerra Fria" refere-se ao enfraquecimento das tensões entre EUA e URSS.
Explicação:
A expressão "Guerra Fria" refere-se ao conflito de poder que ocorreu entre EUA e URSS, durante essa guerra nunca ocorreu um conflito direto entre os dois países, porém a Guerra Fria criou um clima de forte tensão internacional a respeito da possibilidade de um conflito aberto entre americanos e soviéticos.
(V) Tendo recebido maciços investimentos para a pes- quisa durante o perfodo da Guerra Fria, a energia nuclear enfrenta, hoje, fortes resistências quanto ao seu uso, em face de problemas como milita- rismos, atividades terroristas, lixo atômico e risco de acidentes.