1. O que significa a expressão “Novo Mundo"?
2. E como se formou o Espaço Geográfico do "Novo Mundo?
3. Por volta de 1970 até os dias atuais o que aconteceu com os Estados Unidos e
com o Canadá?
4. E com os países da América Latina?
5. E para quais países eles migraram?
6. O que significa a sigla OIM da ONU?
7. Qual é a causa dessas migrações?
Respostas
1 Novo Mundo é um termo criado pelos europeus para designar o continente americano. A expressão teve seu uso difundido no período do descobrimento do novo continente, a América, pois até então era desconhecido pelos europeus, vindo a ser algo novo em relação aos continentes já conhecidos.
2 O espaço geográfico foi formado a 4,5 bilhões de anos quando a Terra foi formada. ... Quando o homem surgiu na Terra ele já estava formado. ... Hoje as paisagens geográficas estão bastante modificadas, mas a natureza continua determinando tudo ou quase tudo
3 Os anos 1960 nos Estados Unidos foram marcados pelo movimento de direitos civis dos negros americanos. Na época, diversos estados ainda mantinham leis de segregação racial – como as que determinavam separação de negros e brancos em escolas, transporte públicos e outros espaços.
3 o período desde a chegada dos paleoamericanos há milhares de anos até aos dias atuais. O Canadá tem sido habitado por milênios por grupos distintos de povos ameríndios, entre os quais evoluíram redes de comércio, crenças espirituais e hierarquias sociais.No entanto os primeiros habitantes do que hoje conhecemos como Canadá eram os aborígenes, algonquinos, esquimós, iroqueses, sioux entre outros.
Mapa da Nova França feita por Samuel de Champlain em 1612
4 A região hoje conhecida como Canadá foi palco de diversas instâncias colonizadoras. Durante a Idade Antiga, o litoral leste do Canadá foi ocupado por franceses viquingues; percebe-se isso por várias construções deixadas por esses povos. Contudo, a colonização destes não obteve êxito.[3]
A primeira visita documentada a terras canadenses por navegadores europeus ocorreu em 1497 ou 1498, quando o veneziano ao serviço de Inglaterra Giovanni Caboto (conhecido em inglês como John Cabot) aportou à Terra Nova. Alguns historiadores defendem que há indícios que a Terra Nova já teria sido visitada pelo navegador português João Vaz Corte Real em 1472 ou antes[4][5][6] e por Diogo de Teive e o seu piloto Pero Vasques Saavedra em 1452.[7]
A colonização europeia começou efetivamente no século XVI, quando os britânicos, e principalmente, os franceses estabeleceram-se pelo Canadá. Os britânicos não tiveram uma forte presença no antigo Canadá, instalando-se originalmente na Terra de Rupert, sendo que a região dos Grandes Lagos e do Rio São Lourenço, bem como a região que atualmente compõe as atuais províncias de Nova Escócia e Novo Brunswick, estava toda nas mãos dos franceses.[8] A Nova França e a Acádia continuavam a se expandir.[9] Essa expansão não foi bem aceita pelos iroqueses e, principalmente, pelos britânicos e os colonos das chamadas Treze Colônias , desencadeando uma série de batalhas que culminou, em 1763, no Tratado de Paris — no qual os franceses cederam seus territórios da Nova França e da Acádia aos britânicos.
Os Estados Unidos, em 1812, invadiram o Canadá Inferior e o Canadá Superior, na tentativa de anexar o resto das colônias britânicas na América do Norte, desencadeando a Guerra de 1812. Os Estados Unidos não tiveram sucesso, recuando ao tomarem conhecimento da chegada de tropas britânicas enviadas para combatê-los — mas ocuparam temporariamente as cidades de York (atual Toronto) e Quebec, queimando-as ao se retirarem.O receio de uma segunda invasão vinda dos Estados Unidos gerou imensas despesas em relação ao quesito de defesa, aliado ao fracasso britânico em assimilar os franceses em 1830, fez com que a ideia da Confederação Canadense (idealizada por colonos canadenses), cujo objetivo era integrar o Canadá e defender melhor a região de um eventual ataque dos Estados Unidos, fosse aprovada pelos britânicos.
4 Durante os anos 1960 e 1970, golpes militares iniciaram ciclos de ditaduras na América Latina, que provocaram transformações políticas, sociais e econômicas em países como Brasil e Argentina. Era o auge da Guerra Fria, um período de tensões políticas e ideológicas que opuseram dois blocos: os Estados Unidos e a ex-União Soviética. Na América do Sul, a Revolução Cubana, de 1959, inspirou guerrilhas, partidos comunistas e movimentos populares. Eles propunham romper uma tradição de desigualdades sociais e domínio imperialista na região, alinhando-se, dessa forma, ao bloco comunista. Para evitar o avanço do comunismo no Cone Sul, o governo dos Estados Unidos forneceu suporte técnico
5 brasil e arjentina
6 Organização Internacional para as Migrações (OIM) foi criada em 1951, e tem 173 Estados Membros. Desde 2019, a OIM é coordenadora e secretariado da Rede da ONU para Migração. A OIM está comprometida com o princípio de que a migração ordenada e humana beneficia a todos.
6 A Organização das Nações Unidas, popularmente conhecida como ONU (ou no idioma inglês como UN), é uma organização internacional cuja principal missão é a paz.
7 desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros
da melhor resposta hlggy
Resposta:
1. Novo Mundo é um termo criado pelos europeus para designar o continente americano. A expressão teve seu uso difundido no período do descobrimento do novo continente, a América, pois até então era desconhecido pelos europeus, vindo a ser algo novo em relação aos continentes já conhecidos.
2. O espaço geográfico foi formado a 4,5 bilhões de anos quando a Terra foi formada. ... Quando o homem surgiu na Terra ele já estava formado. ... Hoje as paisagens geográficas estão bastante modificadas, mas a natureza continua determinando tudo ou quase tudo.
6. A Organização Internacional para as Migrações (OIM) é a principal organização intergovernamental que atua no enfrentamento dos desafios relacionados a migrações humanas. ... Em 2016, a organização passou a integrar o sistema da Organização das Nações Unidas (ONU).
7. O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros.
OBS! -As outras eu não sabia ! Espero ter ajudado.