• Matéria: História
  • Autor: keinaraalves
  • Perguntado 4 anos atrás

Ao longo do período da República Velha, surgem os movimentos sociais que traziam em suas pautas as causas dos setores trabalhistas do recente ciclo econômico do país, o da indústria e da mão de obra, constituído pelos operários urbanos. Sobre os impasses e as reivindicações que recaíam sobre esta categoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:Durante a Primeira República, ocorria forte segregação geográfica e discriminação sociocultural entre os operários e as classes dirigentes, o que foi responsável por favorecer o nascimento de vilas e bairros operários, que isolava-os das proximidades dos centros urbanos, palco primordial para atividades comerciais e os bairros burgueses.
(    ) O movimento operário não foi forjado de forma coesa e unilateral, além dos simpatizantes e manifestos do socialismo, coexistiam em seu interior também anarquistas, que acabaram por configurar o movimento anarco-sindicalista e conseguiram exercer hegemonia no interior do movimento operário organizado.
(    ) A corrente anarco-sindicalista, em suas ações práticas de reivindicação, optava pela via política da ?ação direta?, cuja principal estratégia residiu na organização das greves, que os diferenciava dos grupos socialistas. 
(    ) A expansão do anarco-sindicalismo se deu em especial a partir do ano de 1922, e conseguiu rapidamente obter o fortalecimento do movimento operário brasileiro.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:a) F - V - V - V.b) F - V - V - F.c) V - V - V - F.d) V - F - F - V.  ​

Respostas

respondido por: leidepfreitas
11

Resposta:

(  v  ) Durante a Primeira República, ocorria forte segregação geográfica e discriminação sociocultural entre os operários e as classes dirigentes, o que foi responsável por favorecer o nascimento de vilas e bairros operários, que isolava-os das proximidades dos centros urbanos, palco primordial para atividades comerciais e os bairros burgueses.

( v   ) O movimento operário não foi forjado de forma coesa e unilateral, além dos simpatizantes e manifestos do socialismo, coexistiam em seu interior também anarquistas, que acabaram por configurar o movimento anarco-sindicalista e conseguiram exercer hegemonia no interior do movimento operário organizado.

(  v  ) A corrente anarco-sindicalista, em suas ações práticas de reivindicação, optava pela via política da ?ação direta?, cuja principal estratégia residiu na organização das greves, que os diferenciava dos grupos socialistas.

(  f  ) A expansão do anarco-sindicalismo se deu em especial a partir do ano de 1922, e conseguiu rapidamente obter o fortalecimento do movimento operário brasileiro.

Explicação:

Acertei na prova

respondido por: vanessafonntoura
2

Sobre o movimento operário e a Primeira República podemos afirmar que as asfirmativas eram, respectivamente,  c) V - V - V - F.

A Primeira República Brasileira é um período da história que se estender da proclamação da república até 1930 com a Revolução. Durante essa época aconteceu a segregação geográfica entre as classes dirigentes e os operários que debatiam.

Esse movimento possibilitou a criação de vilas e de bairros majoritariamente para os operários o que isolava esses sujeitos dos centros urbanos.

O movimento operário não se estabeleceu de uma maneira unilateral desde que não ocorreu de maneira coesa. Dentro do movimento existiam simpatizantes, anarquistas, manifestos do socialismo que configuraram como anarco-sindicalistas.

Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/765310

Espero ter ajudado.

Anexos:
Perguntas similares