Respostas
Resposta:
Diminuição do estresse, mais interação social, autoconfiança e autoestima, benefícios para saúde como aumento da energia, equilíbrio, coordenação motora, tônus muscular e melhora a memória e postura.
Explicação:
1. Relaxamento: como a dança de salão é muito divertida, ela ajuda a pessoa a relaxar, contribuindo com a diminuição do estresse, que pode levar a vários benefícios tanto físicos quanto psicológicos. Uma hora de dança de salão pode te ajudar a ter uma noite de sono muito melhor.
2. Interação social: como a maioria dos ritmos exige um certo nível de contato com outra pessoa, a dança de salão acaba incentivando a interação social. A confraternização que acontece durante as aulas também pode ajudar principalmente pessoas mais tímidas.
3. Autoconfiança e autoestima: ao perceber que é possível aprender vários ritmos com seu trabalho e esforço, a pessoa também acaba desenvolvendo autoconfiança. Além disso, dançar periodicamente leva ao emagrecimento e mudanças corporais positivas, o que também contribui para o aumento da autoestima.
4. Memória: para aprender vários ritmos, com vários passos e coreografias diferentes, é preciso usar muito a memória, o que pode ser bastante positivo para pessoas com mais idade. Exercitar a memória constantemente auxilia o cérebro contra a prevenção de doenças como mal de Alzheimer.
5. Aumento da energia: toda atividade física deixa a pessoa mais ativa devido ao estímulo da energia. Assim fica muito mais fácil desenvolver outras atividades, tanto no trabalho quanto em casa. Com tanto pique, é provável que você deseje dançar todos os dias!
6. Aumento do tônus muscular: embora a dança de salão não envolva trabalhos musculares diretos, a musculatura acaba se tornando mais firme devido ao trabalho contínuo. Como não há hipertrofia, os músculos não aumentam, mas recuperam o tônus, principalmente das pernas e dos glúteos.
7. Aumento do equilíbrio e da coordenação motora: a dança de salão leva a um aumento da consciência do corpo e de como ele se move, desenvolvendo ainda mais a coordenação motora e o equilíbrio. A atividade também ajuda no desenvolvimento da percepção espacial.
8. Desenvolvimento cardiovascular: a dança de salão não deixa de ser uma atividade física e, como toda atividade física, leva ao desenvolvimento cardiovascular, pois acelera os batimentos fazendo com que o aluno transite por diferentes zonas de frequência cardíaca Pessoas com problemas respiratórios podem melhorar muito ao praticar dança de salão periodicamente.