Respostas
Resposta:
Aumentativo e diminutivo são flexões de grau que os substantivos podem apresentar. Assim, a palavra nariz é um substantivo que se apresenta no grau normal, cujos graus aumentativo e diminutivo são respectivamente narigão e narizinho.
Palavras no aumentativo
amigo: amigão, amigaço, amigalhaço
animal: animalão, animalaço
asa: asona
Palavras no diminutivo
abelha: abelhinha, abelhazinha, abelhita
amigo: amiguinho
animal: animalzinho, animalejo, animálculo
asa: asinha, aselha
barba: barbinha, barbicha, barbica
bem: benzinho
boca: boquinha, boquita
bola: bolinha
cabeça: cabecinha, cabecita
caixa: caixinha, caixote, caixeta, caixola
cão: cãozinho, canito, cãozito, canicho
cachorro: cachorrinho
Explicação:
Olá, José. Se você procura uma explicação sobre diminutivo e aumentativo, tentarei ser ao máximo objetivo e dinâmico através desta explicação.
Na nossa língua, muitas palavras são o tanto quanto adaptáveis, podendo se alterar, mudando alguma característica, mas não perdendo seu significado real.
Um exemplo claro é: pedra e pedregulho, ambas são palavras derivadas, mas que no final buscam remeter a algum tipo de rocha.
Quando nos deparamos com aumentativo e diminutivo, estamos falando de escalas; ou seja, o tamanho a que se descreve algo ou alguém.
• Se for diminutivo, geralmente acompanha o final "nho" (no masc.) ou "nha" (no femi.) e transmite a ideia de menoridade. (Ex: pedra → pedrinha, casa → casinha, carro → carrinho)
• Se for no aumentativo, ocorre o contrário, a ideia sempre será de maioridade e geralmente acompanha "ão" (masc. & femi.). (Ex: pedra → pedrão, carro → carrão, casa → casão)