Mesmo com a abolição da escravidão, relate como eram vistos os negros durante a Primeira República no Brasil?
Respostas
Resposta: A igualdade, no entanto, era apenas artificial, afinal as populações negras tinham suas manifestações culturais constantemente limitadas pelo Estado.
A capoeira, misto de dança e luta e uma das mais importantes manifestações da cultura afro-brasileira, era considerada prática de vadios e desocupados, sendo por isso proibida pelo Código Penal de 1890.
A legislação também considerava crimes contra a saúde pública “o espiritismo, a magia e seus sortilégios”, o que enquadrava as religiões de matriz africana.
Ademais, como a alfabetização era critério para o exercício dos direitos políticos no país a partir de 1891, as populações negras, privadas do ensino formal durante o Segundo Reinado em decorrência de sua condição escrava, não se veem em condições de serem cidadãos no novo regime.
Dessa maneira, é legada aos negros a condição de subcidadãos no período. Outro ponto a se destacar são as ideias racialistas vindas da Europa desembarcadas no Brasil a partir da segunda metade do século XIX.
Espero ter ajudado, bons estudos :)