__________________- nome do acontecimento
.
Final do século XVII
até o início do
século XVIII
.
Promoveu a
interiorização
da ocupação do
território e o
desenvolvimento
de vilarejos no
entorno das áreas
de extração.
Respostas
Explicação:
Até o século XVI, com a extração de pau-brasil e a produção açucareira, o povoamento do interior do Brasil não ocorria. A exploração comercial se limitava a uma estreita faixa territorial próximo ao litoral, em função da vegetação e do solo favoráveis a tais práticas respectivamente.
Sumário Ocultar
1 O Povoamento do Interior
2 Resumo sobre o Povoamento do Interior
3 Entradas e Bandeiras
Contudo, em meados do século XVII, teve início a interiorização do povoamento. Isso ocorreu por várias causas e por vários meios, em um contexto de grave crise econômica e política no âmbito colonial. Naquele período a mão-de-obra escrava era utilizada, persistindo até mais dois séculos adiante.
PUBLICIDADE
Simulado Enem Gratuito
gapixel
O Povoamento do Interior
Você já aprendeu sobre o Tratado de Tordesilhas. Sim, era um acordo muito estranho, pois que mesmo antes dos portugueses chegarem com Pedro Álvares Cabral na América do Sul já existia um pacto entre Portugual e Espanha que dividia as terras que viessem a ser descobertas por aqui.
As Capitanias Hereditárias, por exemplo, começavam no litoral do Atântico, e terminavam a Oeste na linha imaginária que determinava o limite territorial de Portugal no Tratado de Tordesilhas. Mas, o tratado morreu, e a ocupação com o Povoamento do Interior foi avançando, e chegamos até mais que o dobro da área inicialmente prevista.
A Cronologia da ocupação do interior
1) União Ibérica (1580-1640): a união entre Espanha e Portugal por imposição da Coroa Espanhola colocou em desuso o Tratado de Tordesilhas, permitindo que expedições exploratórias partissem do litoral brasileiro em direção ao que antes era definido como América Espanhola.
2) Tratado de Madri (1750): o fim da União Ibérica foi marcado pela incerteza acerca dos limites entre terras portuguesas e espanholas. Alguns conflitos e acordos sucederam a restauração portuguesa de 1640, até que os países ibéricos admitissem o princípio do “uti possidetis” como critério de divisão territorial no Tratado de Madri. O princípio legitima a posse territorial pelo seu uso, ou seja, pela sua exploração.
Com base nesse princípio, Portugal passou a ter salvo-conduto em áreas ocupadas e exploradas desde a União Ibérica por expedições com origem no Brasil. Imagem 1: Mapa dos Tratados de Madri (1750) e Tordesilhas (1494)1
3) Crise açucareira (séc.XVII): a crise açucareira no Brasil impulsionou a busca por novas riquezas no interior. A procura por metais preciosos, pelo extrativismo vegetal na Amazônia e por mão-de-obra escrava indígena foram alguns dos focos principais das expedições exploratórias intensificadas no século XVII.
Este post está valendo pra você? - Então, compartilhe com os colegas!
As atividades exploratórias do interior
) Entradas: expedições patrocinadas pela Coroa com intuito de procurar metais, fundar povoados, abrir estradas etc.
) Bandeiras: expedições particulares que partiam de São Vicente com o intuito de explorar riquezas no interior. As bandeiras podem ser classificadas em três tipos:
a) Bandeiras de prospecção: procuravam metais preciosos (ouro, diamantes, esmeraldas etc);
b) Bandeiras de apresamento ou preação: capturavam índios no interior para vendê-los como escravos. Essas bandeiras existiam desde o início da colonização e se intensificaram após a expulsão dos holandeses (1654), quando o fornecimento de escravos africanos, antes controlados em grande parte pelos holandeses, ficou comprometido, encarecendo muito esse tipo de mão-de-obra