Respostas
Resposta:
Tiradentes foi o único dos envolvidos na Inconfidência Mineira a ser condenado à morte. Após a Proclamação da República, ele foi transformado em herói. Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido pelo apelido de “Tiradentes”, consagrou-se por sua participação ativa na Inconfidência Mineira.
Explicação:
Resposta:
Durante a Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier ficou conhecido como Tiradentes. O apelido faz referência a uma das funções exercidas por ele, pois além de dentista, também atuava como comerciante, minerador e militar.
Joaquim nasceu em Minas Gerais, no dia 12 de novembro de 1976, em uma região conhecida como Fazenda do Pombal, localizada entre a Vila de São José e a cidade de São João Del Rei.
Filho de Maria Antônia da Encarnação e Domingos da Silva Santos, Tiradentes perdeu seus pais quando ainda criança. Com isso, ele se mudou para a cidade de Ouro Preto, onde foi criado pelo seu padrinho, que era dentista.
Quando cresceu decidiu servir ao exército, onde assumiu o cargo de alferes, uma patente abaixo de tenente. Entre todas as funções exercidas por ele, essa era a que ele mais se destacava. Tiradentes fazia parte da cavalaria de Dragões Reais de Minas, que era representante de uma força militar de Minas Gerais, porém, era subordinada à Coroa Portuguesa.