• Matéria: Biologia
  • Autor: jeffmoraes71
  • Perguntado 4 anos atrás

Qual seria o problema relacionado à origem da formulação dos anticorpos monoclonais que durante algum tempo deixou limitada a sua utilização terapêutica em alguns casos? Como foi contornado esse problema com os anticorpos monoclonais utilizados atualmente?

Respostas

respondido por: acvanzela1
8

Resposta:

Uma forma do sistema imunológico atacar as substâncias estranhas ao corpo é produzindo uma grande quantidade de anticorpos. Um anticorpo é uma proteína que adere a outra proteína específica denominada antígeno. Os anticorpos circulam pelo organismo até encontrarem e se ligarem ao antígeno. Uma vez ligados, podem recrutar outras partes do sistema imunológico para destruírem as células que contêm o antígeno.

Os pesquisadores podem projetar anticorpos que têm como alvo especificamente um determinado antígeno, como o encontrado nas células cancerígenas. A partir daí são feitas várias cópias desse anticorpo em laboratório, o que são denominados anticorpos monoclonais.

Os anticorpos monoclonais são usados ​​para tratar muitas doenças, incluindo alguns tipos de câncer. Para produzir um anticorpo monoclonal, os pesquisadores primeiro identificam o antígeno que deve ser atacado. Para o câncer, isso nem sempre é fácil, no entanto os anticorpos monoclonais já se mostraram eficazes contra alguns tipos de câncer. Atualmente estão em andamento ensaios clínicos com novos anticorpos monoclonais para diversos tipos de câncer.

Explicação:

respondido por: luanbastos69
1

O sistema imunológico do corpo reconhece esses anticorpos monoclonais como estranhos e começa a produzir anticorpos contra eles. Isso leva ao desenvolvimento de anticorpos antidrogas que impedirão que o medicamento funcione corretamente.

Qual seria o problema relacionado à origem da formulação dos anticorpos monoclonais que durante algum tempo deixou limitada a sua utilização terapêutica em alguns casos? Como foi contornado esse problema com os anticorpos monoclonais utilizados atualmente?

  • No passado, os anticorpos monoclonais eram gerados imunizando um camundongo com o antígeno de interesse. Esta técnica é conhecida como "imunização passiva";
  • O problema com esses anticorpos monoclonais é que eles têm uma afinidade de ligação imprevisível;
  • O que significa que eles podem se ligar a um receptor celular e não ao antígeno, ou vice-versa. Isso pode levar a resultados falsos positivos;
  • Para resolver esse problema, os cientistas projetaram um novo tipo de anticorpo monoclonal chamado anticorpos bi-específicos porquê podem se ligar a dois antígenos diferentes ao mesmo tempo.

Portanto, em estudos realizados foi encontrada uma solução, onde  criaram a tecnologia de DNA recombinante, que é capaz de criar anticorpos monoclonais sem a necessidade de animais.

Leia mais sobre o assunto anticorpos monoclonais, em: https://brainly.com.br/tarefa/23915764

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares