• Matéria: Ed. Física
  • Autor: ieledejesusielebdeje
  • Perguntado 4 anos atrás

As oportunidades do desenvolvimento do lazer são democráticas ou sócio econômica influencia

Respostas

respondido por: loudmadara
2

Resposta:

   Fazendo um “resgate” histórico do Lazer, podemos perceber que a definição do mesmo se confunde com a noção de ócio, pois de acordo com Chauí (1999), no pensamento clássico ou ideal grego, ócio isto é skhole, era percebido como uma forma de vida cujas ações humanas orientavam-se pela contemplação e reflexão de supremos valores da época. Tendo em vista que o modo de produção vigente na época assentava-se sobre a escravidão, os sentidos atribuídos ao ócio derivavam de uma forma de organização social economicamente estratificada. Ócio era tido como um tempo social de não trabalho.

   No período Romano uma nova concepção de ócio é introduzida em oposição ao negócio, ócio passa a ser concebido como tempo de descanso do corpo e de recreação do espírito.

   Diferente do que ocorre na Grécia o trabalho perde sua conotação negativa e ócio passa a ter o significado de um tempo livre do trabalho. Em função do contexto sócio econômico, ócio passa a ter outra função, através da política do “pão e circo” surge o “ócio das massas”. Este, em contraponto ao ócio das classes dirigentes, passa a ser meio de despolitização e controle pelo Estado.

Explicação:

Perguntas similares