• Matéria: Sociologia
  • Autor: WilliamFtss
  • Perguntado 9 anos atrás

Mark e Engels viam no surgimento da propriedade privada um fato importante para explicar a diferenciação social. Por que, para esses autores, esse fato está na origem das classes sociais e da luta entre elas?

Respostas

respondido por: KarineFernandes83
6
Segundo Marx e Engels a existência de classes sociais tem como consequência a formação de dois setores: em um deles, estão contidos os indivíduos que detêm os meios de produção, no outro aqueles que não os possuem. A exploração exercida de uma categoria sobre a outra, ou seja, o burguês se beneficiando do proletário, culmina em relações antagônicas. E como decorrência a luta de classes. O dono de uma empresa tentando manter ou inclusive elevar sua influência e poder e o empregado com o objetivo de ascensão econômica, percebendo ser explorado.

WilliamFtss: Que classes sociais identificadas por esses autores ao longo da história tiveram relação conflituosa?
KarineFernandes83: As classes sociais: burgueses (donos dos meios de produção) e proletários (aqueles que prestavam serviços).
WilliamFtss: Obrigado.
KarineFernandes83: De nada.
WilliamFtss: Poderia me responder só mais uma questão?
KarineFernandes83: Sim.
WilliamFtss: Disserte acerca do papel da burguesia na construção do mundo moderno, segundo Marx e Engels, levando em conta seu aspecto revolucionário e o conceito de luta de classes.
KarineFernandes83: O mundo moderno é pautado pelo consumo. A obtenção de objetos demonstrar poder, uma forma de domínio, a qual motiva indivíduos aos esdrúxulo consumismo. A burguesia favoreceu na formação e estruturação do Sistema Capitalista. Nesse sistema, as pessoas devem empenhar-se para conseguir elementos a sub-existir e terem o mínimo de luxo. Esse fator corrobora com a competitividade entre os indivíduos, a busca por superação, a luta de classes, batalhar para ascender-se ou se conservar  em uma posição. 
WilliamFtss: Grato.
KarineFernandes83: De nada.
Perguntas similares