a Doutrina Monroe, trata-se de...
(A) Uma doutrina que, em tese, defende a independência e a liberdade dos países americanos, contudo, que objetiva impedir a investida de nações europeias nestes países da área de influência dos Estados Unidos,
(B) Doutrina política e econômica norte-americana que, a exemplo, do que representou a Conferência de Berlim para a África, pretendia fazer o mesmo com os países da América Latina.
(C) Doutrina política que pretendia implantar nos países americanos o modelo econômico neoliberal, mesmo que por meio de ditaduras e de toda forma de violência.
(D) Tese, segundo a qual, a América Latina deve ser uma área livre da influência do comunismo.
Respostas
Resposta:
A Doutrina Monroe foi proferida pelo presidente James Monroe no dia 02 de dezembro de 1823, no Congresso norte-americano. Em seu pronunciamento, James deixou claro que o continente não deveria aceitar nenhum tipo de intromissão europeia sobre quaisquer aspectos, isto é, “América para os americanos”.
A ideologia da doutrina estava baseada em três princípios básicos: a impossibilidade de criação de novas colônias ao longo do continente, intolerância à interferência de nações europeias em questões internas e a não participação norte-americana em conflitos envolvendo países europeus.
A doutrina se colocava contra o colonialismo em terras do continente americano, isso é tão verdade que os Estados Unidos foram os primeiros a reconhecer a independência dos países anteriormente colonizados pela Espanha.
O que motivou tal doutrina foi a ameaça por parte da Santa Aliança (composta por países europeus como Áustria, Rússia, e França) de voltar a colonizar os países americanos.
Aparentemente, os Estados Unidos estavam fazendo frente à Europa para defender os países latinos, no entanto, o que estava sendo defendido eram somente os interesses norte-americanos