04. Aristóteles converge seu pensamento para a sistematização do conhecimento humano.
Para tanto, ele classifica os campos de investigação da filosofia em ciências produtivas,
ciências práticas e em ciências teoréticas, contemplativas ou teóricas. Assim, segundo a
classificação feita por ele, as ciências teóricas definem-se por serem aquelas que:
A) especulam sobre os valores que definem o modo de agir dos homens.
B) são pertinentes ao uso da racionalidade como fator que distingue os homens dos demais
seres vivos.
C) abordam as coisas que existem independentemente dos homens e de suas ações.
D) possibilitam a adequação do uso da razão com vistas à transformação da realidade
Respostas
- essa resposta é a letra B
As ciências teóricas em Aristóteles servem para contemplar e buscar os primeiros princípios das causas das coisas, sendo a resposta a ALTERNATIVA C.
Aristóteles, em suas obras Órganon e Analíticos, se impulsiona a refletir sobre os vários tipos de ciências. Para ele, há três: ciências produtivas, ciências práticas e ciências teoréticas.
Ciência, para Aristóteles, é algo que precisa ser conhecido, assim como as suas consequências devem ser claras e precisas. Logo, o homem cientista deve conhecer o objeto na sua causa formal e na sua causa final.
Assim, as ciência teoréticas, ou teóricas, são aquelas que existem e são concebidas sem influência da ação humana ou de sua vontade. São fenômenos que não dependem do agir humano para se ter resultados, como é o caso da matemática. Segundo Aristóteles, ela existe sem que o homem aja em sua existência, sendo compreendida por meio da contemplação.
Além da matemática, há a metafísica, ciência dos primeiros princípios e das causas primeiras, como ciência teórica. A metafísica se dedica a contemplar o ser enquanto ser (ontologia) e busca a essência de tudo que há. A metafísica é a ciência mais importante, porque fornece ao homem conceitos e definições primordiais para a investigação das demais ciências na realidade.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/13848245