Respostas
Resposta:
Um parque nacional é uma área protegida (gênero do qual as espécies brasileiras mais conhecidas são as unidades de conservação), geralmente de propriedade do Estado, que tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de recreação em contato com a natureza, educação e interpretação ambiental, e de ecoturismo ou turismo ecológico.
Trata-se de um modelo de área protegida que tem origem na legislação americana, e que com o tempo foi importado por diversos outros países, dentre eles o Brasil, inicialmente através do Decreto n. 23.793 de 23 de janeiro de 1934, que cria o primeiro código florestal brasileiro[1].
No Brasil há também parques estaduaise parques municipais, criados e geridos no quadro da mesma legislação pelos poderes públicos respectivamente dos Estados e Municípios brasileiros. Os três tipos de parques integram o SNUC- Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza, criado pela Lei 9.985 de 2000.
Os Parques Nacionais, assim como outras unidades de coonservação federal, são geridos pela autarquia federal ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, criado pela lei 11.516, de 28 de agosto de 2007.
Em Portugal, o Parque Nacional é apenas uma, embora a mais alta, de quatro categorias diferentes de áreas naturais protegidas. As outras são Parque Natural, Reserva Natural e Paisagem Protegida.
Explicação: