Podemos, então, afirmar que os gêneros textuais poema e canção são bastante semelhantes? Sim, porque ambos têm:
1) Como objetivo fazer da língua, da palavra, o instrumento artístico capaz de tocar a sensibilidade do destinatário (leitor e ouvinte).
2) São similares também quanto ao formato, pois são constituídos de versos, agrupados em estrofes e se caracterizam pelo ritmo.
3) Ambos trabalham com recursos expressivos, com a linguagem poética, apoiam-se em métrica fixa ou não, em rimas regulares ou não, em figuras de linguagem ou não.
4) Ambos têm no ritmo a sua marca essencial e visam a causar prazer estético.
O que os diferencia, então? Qual a particularidade da canção
Respostas
A principal diferença entre os poemas e as canções é que essas últimas são escritas para serem cantadas. Já os poemas não são feitos na intenção de tornarem-se melodia.
O poema é caracterizado por um não obedecer à lógica formal , por conter emoções do autor, por não ser cronológico e por não conter uma narrativa.
Já o conto é caracterizado por conter somente um drama/conflito, que pode ser denominado de "célula dramática": apenas uma ação, apenas uma história.
A crônica trata-se de um texto curto que contém somente um caso, mas que se diferencia do conto devido ao fato de ser menos apegada aos personagens e mais curta.
Já a canção trata-se de uma composição musical pequena que possui caráter sentimental, popular ou satírico. Ela é dividida em coplas e é escrita para ser cantada.
Espero ter ajudado!