Respostas
A probabilidade é de 1 / 8 ou 12,5% .
- Explicação:
A questão trabalha o cruzamento genético entre indivíduos. Primeiramente, vamos relembrar alguns conceitos:
➯ Uma pessoa heterozigota é portadora de dois tipos de gene: um recessivo, que não é dominante, e um dominante, que determina a característica do fenótipo dessa pessoa. Ao relacionar isso com o albinismo, temos que ter em mente que uma pessoa albina é uma pessoa homozigota recessiva - isto é, ela possui dois genes não dominantes que determinam seu fenótipo.
➯ Uma pessoa albina não produz nenhum tipo de melanina, proteína que codifica cor e proteção para a pele, olhos, cabelos e outros tecidos. Dessa forma, a pessoa que porta essa anomalia tem pele, olhos e cabelos muito claros, não pode estar exposta ao sol e tem que ter cuidado redobrado para não desenvolver câncer de pele.
Essas características formam o fenótipo do indivíduo. No genótipo de um portador de albinismo, ele possui dois genes aa, recessivos, cada um recebido de um dos genitores.
➯ Vamos entender agora o genótipo dos pais:
➯ Mãe = Aa
A = gene que produz melanina
a = gene albino, não produz melanina
Nessa 'briga' de genes, o dominante vence e a mãe não é albina.
➯ O mesmo se repete pro pai:
A = gene que produz melanina
a = gene albino, não produz melanina
O pai também não é albino.
➯ Cruzando os genótipos para albinismo do pai e da mãe, temos:
Aa x Aa
Agora, usaremos uma propriedade da matemática, isto é, a propriedade distributiva ( chuveirinho). Isso significa que cada A e a do primeiro genótipo vai multiplicar cada A e a do segundo. Veja:
➯ A x A = AA
➯ A x a = Aa
➯ a x A = Aa
➯ a x a = aa
Esses são os possíveis genótipos dos filhos de um casal heterozigoto para pele albina. Observe que o genótipo heterozigoto Aa aparece 2x nos filhos. No cruzamento entre dois heterozigotos, a maior probabilidade sempre será a de nascerem filhos também heterozigotos.
➯ Vamos quantizar esses genótipos:
São 4 probabilidades de genótipos, 2 iguais entre si. A soma de todas dá 100% . Então podemos dizer que
➯ Aa = 50% ou 1/2
➯ AA = 25% ou 1/4
➯ aa = 25% ou 1/4
A probabilidade de um filho do casal nascer albino seria de 1/4 ou 25%. Porém, a questão nos pede que esse filho seja necessariamente uma menina. Então, temos que relembrar mais um conceito de genética:
➯ Para o sexo biológico de um indivíduo, temos apenas duas possibilidades: feminino ou masculino. Isso implica, na genética, probabilidades iguais de gênero: 50% de chance de ser menino ou 50% de ser menina.
Desse modo, a probabilidade de um filho desse casal ser menina é de 1/2 ou 50%, e de ser albina é de 1/4 ou 25%.
➯ Fazendo as contas, a probabilidade de ser menina E albina é de:
Obs: sempre que a pergunta for 'E', significa que um fator depende diretamente do outro. Você sempre multiplica as probabilidades. Se a pergunta for 'OU', significa que um fator não depende do outro. Daí você pode somar.
➯ A probabilidade desse casal ter uma menina albina é de 1/8 ou 12,5%.
Saiba mais sobre o albinismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/28276499
Espero ter ajudado!