Realizar uma pesquisa sobre casos de alteração na população de
certas espécies em decorrência de mudanças drásticas no ambiente,
inclusive desastres ambientais ocorridos no Brasil.
Respostas
Resposta:
As mudanças climáticas estão indo depressa demais para os seres vivos. As tentativas de adaptação ocorrem em todas as espécies: com o aumento da temperatura, há árvores que estão ocupando regiões cada vez mais para o norte ou subindo cotas mais altas nas montanhas. Muitas aves estão antecipando suas migrações e os peixes estão se deslocando para o norte. Os poucos estudos suficientemente longevos existentes mostram que poucas espécies tiram proveito do aquecimento global.
Um grupo de pesquisadores, incluindo vários espanhóis, revisou as publicações científicas que estudaram a resposta de diferentes animais ao aumento de temperatura provocado pelas mudanças climáticas em curso. Encontraram quase 5.000 estudos com dados de mais de 1.400 espécies nos quais observaram a conexão entre a evolução da temperatura e mudanças em certas características ou padrões de comportamento de diferentes animais, como a antecipação do período de reprodução ou das migrações.
Com este banco de dados podemos dizer como a temperatura afetou as características. Por exemplo, mostramos que, ao longo de muitos táxons [um táxon é um grupo de organismos aparentados, que em uma determinada classificação foram agrupados, atribuindo ao grupo um nome em latim, uma descrição, se for uma espécie, e um tipo], o ritmo dos diversos eventos biológicos foi sendo antecipado à medida que as temperaturas subiram nas últimas décadas", explica a pesquisadora do Instituto Leibniz em um e-mail para a pesquisa da Vida Silvestre e Zoológica (IZW, com sede em Berlim) e principal autora do estudo, Viktoriia Radchuk. "Mas este conjunto de dados não poderia nos dizer nada sobre se essas respostas das espécies são adaptativas, isto é, se elas se traduzem em alguma vantagem de adaptação, como um maior número de descendentes
Para determinar se uma mudança é adaptativa ou não é necessário trabalhar durante décadas com as mesmas populações. Portanto, quase não existem estudos que respondam a esta última questão.
Desastres ambientais ocorridos no Brasil
1. Acidente com Césio-137 (Goiânia, 1987)
2. Vazamento de óleo na Baía de Guanabara (Rio de Janeiro, 2000)
3. Rompimento da barragem em Mariana (Minas Gerais, 2015)
4. Rompimento da barragem em Brumadinho (Minas Gerais, 2019)
Explicação: