• Matéria: ENEM
  • Autor: lulubraily
  • Perguntado 4 anos atrás

1) De que maneira é possível entender a religião de forma ampla, a partir das explicações filosóficas?
2) Qual o período histórico da origem da filosofia Patrística?
3) Durante o período da Filosofia Patrística, qual era a situação do cristianismo?
4) Qual a importância da filosofia Patrística para a religião Cristã?
5) Pesquise sobre a filosofia Escolástica: Período histórico de surgimento, características e principais
nomes dessa filosofia.

Respostas

respondido por: leitearleide4
4

Resposta:

1- Na filosofia da religião é onde ocorre o debate sobre a existência de Deus com a análise dos argumentos contra e a favor da existência de Deus, a filosofia da religião também se preocupa com a justificação e a epistemologia da crença e a relação da ciência com a religião

2- A Filosofia Patrística foi desenvolvida no início do período de transição da Antiguidade para o Medievo e desenvolveu os primeiros passos da doutrina cristã. A Filosofia Patrística foi um período que se iniciou com a transição entre a Antiguidade e o Mediev

3- A Filosofia Patrística surgiu em uma época difícil para o cristianismo. Em virtude da promulgação do cristianismo como religião oficialmente aceita pelo Império Romano, os cristãos ainda sofriam perseguições e retaliações, além de não terem muitos adeptos em várias localidades europeias.

4- A Patrística é considerada a primeira fase da filosofia medieval. Sua principal característica era a expansão do Cristianismo na Europa e o combate aos hereges. Por isso, essa doutrina filosófica foi representada pelo pensamento dos Padres da Igreja, que gradualmente auxiliaram na construção da teologia cristã.

5- A  Escolástica foi um período da Filosofia Medieval em que a filosofia aristotélica e a junção entre fé e razão ganharam centralidade para explicar os elementos teológicos. A Filosofia Escolástica é uma tradição filosófica que surgiu na Idade Média, tendo acontecido, aproximadamente, entre os séculos IX e XIII.

Perguntas similares