urgente
(adaptada) Quais as características básicas do pensamento iluminista.
a) filosofia revolucionária contra o absolutismo despótico
b) filosofia revolucionária que pregava a tolerância e igualdade político jurídica
c) no campo econômico o iluminismo se colocava contra o mercantilismo e a favor do liberalismo.
d) defesa intransigente do absolutismo
e) defendia o teocentrismo
Respostas
O Iluminismo, desenvolvido no continente europeu, durante os séculos XVII e XVIII, era caracterizado principalmente pelo racionalismo, o uso da razão, da lógica, para responder as perguntas do mundo e pelo liberalismo, citando indiretamente Locke (iluminista), o Estado tinha como função a defesa da propriedade de seus cidadãos, em todos os seus três sentidos: a vida (garantir a segurança); a liberdade; e a posse privada de bens.
Os iluministas eram bastantes críticos:
. Da Igreja, teocêntrica, pois utilizava "apenas" a fé, e não "o método racional" para responder as problemáticas da vida;
. Do Estado Absolutista, despótico, pois não defendia a propriedade do povo, servia apenas para a satisfação dos interesses do monarca governante e da elite nacional que o apoiava;
. Do mercantilismo, caracterizado pela alta intervenção estatal nos assuntos econômicos da nação. De acordo com Smith, o Estado só deveria interferir na Economia se: existirem disfunções no mercado interno (como monopólios); se uma nação externa impor tarifas ao mercado nacional de sua nação (o Estado tem de "dar o troco com a mesma moeda", impondo tarifas aos mercados da nação estrangeira); o capital privado não tiver interesse em algum setor (como na época, o setor educacional).
Tais princípios influenciam até hoje nossa sociedade. O desprezo por qualquer forma de absolutismo, caracteriza o cenário político da maioria das democracias atuais. O liberalismo econômico, que preza pelas livres interações de mercado, entre famílias e empresas, na medida do possível não interferidas pelo Estado, é um princípio iluminista que nos afeta economicamente. economicamente. A valorização da razão e do método científico influenciam até a atualidade a forma como nós agimos socialmente, dada a tendência humana de preferir respostas apenas baseadas em evidências.