• Matéria: Biologia
  • Autor: pedrovictorcs
  • Perguntado 4 anos atrás

. A avaliação do estado ácido-básico do sangue é rotineiramente realizada nas Enfermarias e na grande maioria dos doentes atendidos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Essa avaliação é fundamental, pois, além dos desvios do equilíbrio ácido-básico propriamente ditos, pode fornecer dados sobre a função respiratória e sobreas condições de perfusão tecidual. Acidose e alcalose são modificações do pH sanguíneo decorrentes do aumento ou da diminuição da concentração sanguínea de íons H+. Fonte> Revisão - Distúrbios do equilibrio ácido-básico.cdr (pucsp.br)

A partir do texto acima e considerando o conteúdo estudado em aula, responda a questão abaixo:



a) O sistema tampão é regulado por diferentes órgãos, que em conjunto impedem variações do pH sanguíneo. Alterações bruscas levam a morte celular. De que forma indivíduos com sérios comprometimentos pulmonares ou renais, podem ter o equilíbrio do pH prejudicado?

Respostas

respondido por: mayaravieiraj
1

O equilíbrio químico do sangue humano é representado pela seguinte reação:

CO2 + H2O ↔ H2CO3 ↔ H+ + HCO3-

Na química, o sangue humano é tido como uma solução que  evita que o seu pH sofra grandes alterações, isso é o mesmo que dizer que o sangue é uma solução tampão.

No sangue humano, o mecanismo que equilibra o seu pH ocorre quando o dióxido de carbono (CO2) fica dissolvido no sangue.

O corpo humano  é constituído de aproximadamente 70% água e o sangue, por ser um meio líquido, possui um pH alcalino, que varia entre 7,2 e 7,5.

Perguntas similares