DESAFIO
A professora Carmen Lúcia assumiu a direção de uma escola no último mês, pois a diretora anterior se aposentou. Ao chegar à escola, Carmen Lúcia logo percebeu que o Projeto Político Pedagógico (PPP) era um documento não utilizado naquele espaço. Na instituição, os problemas cotidianos aconteciam e ninguém sabia o que fazer. Não havia uma concepção de aprendizagem a ser seguida, que desse conta de organizar o pedagógico, ou seja, tudo naquela escola era muito confuso e improvisado. Em relação ao PPP, se alguém perguntasse por ele, todo mundo sabia que o documento estava guardado na primeira gaveta do armário da secretaria e que uma cópia havia sido entregue à Secretaria Municipal de Educação.
Respostas
Resposta:
Não tem nada pra responder aí tipo nada mesmo
Você tem que arrumar a pergunta, faltou uma parte.
Padrão de resposta esperado
Para que o PPP da escola da qual Carmen Lúcia é diretora deixe de ser um documento que atenda apenas a uma solicitação meramente burocrática e passe a fazer parte do cotidiano do local, em primeiro lugar, ele deve ser tirado da gaveta.
Em segundo lugar, o documento deve ser posto em discussão com toda a comunidade escolar, pois, desde a sua construção, há dois anos, esse referencial não foi utilizado. Os segmentos da escola devem ser reunidos para estudá-lo e decidir o que entendem que deve ser mantido por ser importante ao cotidiano da escola e o que deve ser alterado ou extinto por não ser útil ao trabalho desenvolvido pela escola. No entanto, depois de ser (re)construído...
Com certeza, a gaveta não será mais o lugar do PPP, pois ele deve estar nas mãos daqueles que compõem a escola, auxiliando e contribuindo com os desafios e as conquistas diárias de uma instituição de ensino cada vez mais qualificada.