Respostas
Olá.
Essa pergunta é realmente algo controverso; até dentro da Filosofia, essa 'verdade' acaba sendo relativa. Vários filósofos, como Auguste Comte e John Stuart Mill defendiam realmente que a verdade é concebida apenas através da razão humana, ignorando totalmente outras explicações, ainda mais se forem religiosas. Essas ideias fazem parte da corrente filosófica Positivismo.
Entretanto, para o Ceticismo, a verdade não existe. Para esses pensadores, como Pirro de Élis, o ser humano não é capaz de ter certeza a respeito da verdade, afirmando que " o que temos" é apenas fruto de uma "afirmação maior", ou seja, uma afirmação a qual, no momento, é aceita pela maioria, mas que pode vir a ser substituída por outra no futuro.
Em contrapartida, para a religião, a verdade não necessita vir da razão humana, muito menos de comprovações científicas. Para ela, a crença é a única coisa necessária, uma vez que quando ela é aplicada, só é necessário a fé e a "lealdade" de seus seguidores.
Com isso, podemos definir que dependendo de o que você acredita, a razão humana não necessariamente é o único instrumento capaz de conhecer a verdade. Possuindo ideias e discussões em diversos planos, inclusive na filosofia.