• Matéria: História
  • Autor: fbb29
  • Perguntado 9 anos atrás

quando se nasce pobre, ser estudioso é o maior ato de rebeldia contra o sistema

Respostas

respondido por: Belanunes
23
A educação é o caminho para muitas coisas. Hoje, ainda existem tantas dificuldades para se ter acesso a uma educação de qualidade, pois, as escolas públicas, no geral, não oferecem infraestrutura adequada para tal. Então, os jovens ficam com uma defasagem muito grande em muitas disciplinas, infelizmente. No entanto, é possível lutar contra as dificuldades e superar gradativamente os empecilhos que possam existir. Então, não é por que se nasce "pobre" ou melhor, com condições financeiras que de classes sociais menos elevadas e ou menos favorecidas, que não se pode buscar uma carreira profissional através dos estudos. Às vezes as dificuldades fazem a gente valorizar mais aquilo que conseguimos com esforço. Ler e estudar, seja em que carreira for, abre a mente para que possamos ser pessoas críticas na sociedade e não "alienados" com qualquer coisa que tenha o intuito de reprimir. A sociedade atual muitas vezes requer que "ricos sejam mais ricos e pobres mais pobres". Mas é possível mudar isso, não apenas pela aquisição de poder financeiro e melhoria de vida, mas, principalmente, pela construção de uma sociedade mais justa para todos, ou, menos injusta né. Se estudar é rebelar-se contra o sistema, vamos estudar todos, da melhor forma que conseguirmos.

Fica com Deus. Espero ter ajudado um pouco! ;)
respondido por: julialiri
0

A frase citada é de Armandinho e é bastante conhecida quando o assunto é educação. Para uma pessoa pobre, a urgência direta é o sustento da familia, o que pode levá-la a sair da escola para trabalhar. Assim, optar pela educação ainda que a sua situação financeira seja complicada, é considerado um ato de rebeldia, pois é um contraponto do que usualmente ocorre.

Evasão Escolar e EJA

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é um processo de ensino e aprendizagem que visa realocar o adulto em sociedade. Processos de ensino classificatórios não são o foco e um dos intuitos é estimular o emprego para pessoas que passaram pela evasão escolar.

Continue estudando sobre educação em: https://brainly.com.br/tarefa/13265859

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares