• Matéria: Lógica
  • Autor: raquelzinhacyn
  • Perguntado 9 anos atrás

A lógica formal é constituída de raciocínio dedutivo, indutivo, abdutivo, entre outros. Em relação ao raciocínio indutivo, são consideradas várias características, exceto:

a.

Constitui-se de premissas que encerram informações sobre os casos ou acontecimentos observados, e passa-se para uma conclusão que contém informações sobre casos ou acontecimentos não observados.

b.

Passa-se pelo raciocínio dos indícios percebidos a uma realidade desconhecida e por eles revelada.

c.

O caminho de passagem vai do geral ao mais específico, das espécies aos indivíduos, do gênero às espécies, das leis aos fatos ou das leis mais gerais às leis mais especiais.

d.

A extensão dos antecedentes é menor do que a da conclusão, que é generalizada pelo universalizante "todo", ao passo que os antecedentes enumeram apenas "alguns" casos verificados.

e.

Quando descoberta uma relação constante entre duas propriedades ou dois fenômenos, passa-se dessa descoberta à afirmação de uma relação essencial e, em consequência, universal e necessária, entre essas propriedades ou fenômenos.

Respostas

respondido por: brunaresendi
4
resposta correta é a letra C
respondido por: PepyPrincesa
0

Resposta:

Correta: “c”.

Explicação:

Tal característica não se aplica ao raciocínio indutivo. Na verdade, a indução percorre o caminho inverso: o caminho de passagem vai do especial ao mais geral, dos indivíduos às espécies, das espécies ao gênero, dos fatos às leis ou das leis especiais às leis mais gerais.

Perguntas similares