Qual a relação das rivalidades dos países europeus e as alianças feitas entre eles? Tríplice aliança e tríplice entente
Respostas
Resposta:
Rivalidades: Estes continentes haviam sido tomados pelas potências europeias em busca de lucros e eram constantes alvos de disputas. Uma segunda questão que provocava conflitos era a tendência mundial para a produção armamentista: nesse cenário, as hostilidade se intensificavam e uma rivalidade bélica passou a se fortalecer.
Alianças: Antes de 1914, as nações européias realizaram um grande número de alianças que polarizaram as disputas econômicas entre as nações. No ano de 1882, a Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Itália formaram a chamada Tríplice Aliança. Nesse acordo ficava estabelecido que caso um dos países declarasse guerra, os demais envolvidos se comprometiam a permanecerem neutros. Além desse ponto, outras questões militares ficaram pré-estabelecidas.
Caso os franceses atacassem a Itália, austríacos e alemães deveriam apoiar a Itália em um provável confronto. Se a Alemanha fosse vítima de uma invasão militar francesa, somente a Itália seria obrigada a apoiar militarmente os alemães. Por fim, se qualquer um dos envolvidos desse tratado fosse afrontado por duas nações européias, os outros envolvidos deveriam apoiar o aliado com exércitos e armas
Explicação:
espero ter ajudado :3 desculpa se nn for isso
Resposta:
Os alemães, temerosos de alguma retaliação francesa e a fim de manter as fronteiras que haviam adquiridos, desenvolveram uma política externa de alianças, os principais países que se tornaram aliados da Alemanha foram o Império Austro-húngaro e a Itália, juntos formaram a Tríplice Aliança.
A Tríplice Entente seria formada em 1907, justamente pelos principais rivais da Alemanha nas disputas por mercado e áreas coloniais. ... Fortalecidos, os países da Entente conseguiriam romper o imobilismo em que se encontrava a disputa. Em 1918 o Império Austro-Húngaro e a Alemanha estavam derrotados
Tríplice Entente, formada, por sua vez, por Inglaterra, Rússia e França