O que representa os prisioneiros para Platão, no Mito da Caverna?
Alternativa A) Eram pessoas que utilizavam -se da razão para atingir o mundo das ideias .
Alternativa B) Pessoas ignorantes, que não querem conhecer a verdade e possuem apenas opiniões.
Respostas
Resposta:
Alternativa B) Pessoas ignorantes, que não querem conhecer a verdade e possuem apenas opiniões.
Explicação:
As pessoas que ele se refere estavam dentro de uma caverna vendo apenas sombras, achando que tais coisas eram realidade e não aceitavam quando lhes diziam que não estavam vendo a realidade
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
Platão descreve a importância do senso crítico e da razão para que os indivíduos possam se “libertar das correntes” e buscar o conhecimento verdadeiro, representado pelo mundo exterior à caverna.
O prisioneiro que se liberta das correntes e volta para ajudar seus iguais significa o papel do filósofo, aquele que tem como objetivo de libertar o máximo de pessoas da ignorância.
Já o desfecho trágico do ex-prisioneiro é uma referência ao que ocorreu com seu mestre, Sócrates. Acusado de corromper a juventude com seu pensamento questionador, o filósofo julgado e condenado à morte pelos atenienses.
O Mito da Caverna chama atenção por manter-se atual. A alegoria de Platão pode ser interpretada como uma crítica aos que, por preguiça ou falta de interesse, não questionam a realidade e aceitam as ideias impostas por um grupo dominante.