Antonio e Carlos são amigos desde a educação infantil. Atualmente, são colegas de turma no ensino médio e estão prestes a se formar. Antonio sempre tira boas notas, é muito sociável com todos e não tem o hábito de beber, fumar ou usar drogas ilícitas. O mesmo não se pode dizer de Carlos, pois gosta de “viver perigosamente”, fazendo tudo o que a sociedade condena, ou seja, sua conduta é totalmente imoral.
Certa manhã, Carlos disse a Antonio que precisa de dinheiro para “pagar umas dívidas” e não se preocupou, pois aquele diálogo era corriqueiro.
Após um breve período naquela mesma manhã, Carlos disse: "Consegui o dinheiro", e riu de forma sarcástica. Logo em seguida, Clarissa gritou: "Pegaram meu dinheiro!" Antonio olhou para Carlos, que lhe devolveu o olhar com a expressão "fique quieto, você é meu amigo".
a) Como são amigos, Antonio deve abrir mão do “dever” moral de denunciar seu amigo, “inclinando-se” a não denunciar, visto que aquela é uma amizade de anos?
b) Antônio está vivenciando um conflito interno. Que reflexões você imagina que ele está fazendo? Como será a sua tomada de decisão?
Respostas
respondido por:
0
contar toda a verdade sobre o amigo
respondido por:
0
Resposta:
Padrão de resposta esperado
a) A conduta de Antonio deve priorizar o seu dever moral, que é a denúncia, pois, caso não haja punição, Carlos pode voltar a ter atitudes imorais.
b) O aluno necessita compreender que é preciso prevalecer a moral e a ética e adquirir valores, como respeito.
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás