• Matéria: História
  • Autor: thamyressantos7383
  • Perguntado 4 anos atrás

explique qual a relação existente entre Mercantilismo e o tráfico de escravos.​

Respostas

respondido por: kkkjjjlllkkl
3

Resposta:

O mercantilismo visa o acúmulo de capital, onde o Estado controla a economia e as atividades. comerciais. O tráfico negreiro garante o acúmulo de capital primitivo, pois a burguesia mercantil lucra na. compra e venda e na exploração do trabalho.

O escravismo mercantilista ocorre pois o escravo negro cria uma ligação com um aspecto duplo do sistema escravista moderno, com dois lados, sendo um como produtor de produtos, baixando os preços de seu custo de produção, e de outro lado, como a mercadoria.

Explicação:

Durante muito tempo, justificou-se a escravidão do negro africano no Brasil pela falta de adaptação do índio nativo ao regime de trabalho compulsório, o que dava a entender que o negro se adaptava mais facilmente à escravidão ou, ao menos, não apresentava tanta resistência, sendo, portanto, mais servil e obediente. Essa interpretação tradicional pode ser questionada de diversas formas. Em primeiro lugar, foi comum o recurso à escravidão do índio nas regiões em que o acesso ao tráfico africano era difícil ou em que não se conseguia pagar o alto preço do escravo negro. O caso de São Paulo é um exemplo clássico. Desde o início da colonização, os colonos que habitavam esta vila pobre recorreram à escravidão do índio sem considerar muito a suposta dificuldade do nativo de se adaptar às condições de trabalho desumanas do sistema. O recurso em grande escala ao trabalho do negro africano iniciou-se só na segunda metade do século 19, com a cafeicultura. A opção pela escravidão do negro decorreu, na verdade, da natureza do sistema que ordenava as relações entre a metrópole e as colônias de exploração, denominado sistema colonial, o qual era parte de um receituário econômico que, ao lado do protecionismo, dos monopólios e das medidas de apoio às manufaturas, compunha o mercantilismo.

No contexto dessa estratégia, cabia à colônia complementar a economia metropolitana suprindo, de um lado, as necessidades de consumo e, de outro, fornecendo produtos que pudessem ser exportados com vista à obtenção de uma balança comercial favorável. Dessa forma, a metrópole acumularia ouro e prata, metais considerados pelos pensadores mercantilistas expressão da riqueza e do poder dos Estados durante a Idade Moderna.

desculpa se nn era oq procurava :c

Perguntas similares