• Matéria: Química
  • Autor: bruna370
  • Perguntado 9 anos atrás

queria ajuda nessas questões!!

Anexos:

Respostas

respondido por: 3rpan
1
Oi, Bruna370!

Respostas e explicações da questão 3:
a) a massa do potássio (K) é 39g, e a do cálcio (Ca), 40g (está indicado pelo número à esquerda, no canto superior)
b) o número de prótons do K é 19, e o do Ca, 20 (está indicado pelo número à esquerda, no canto inferior; o número atômico e o número de prótons é o mesmo sempre).
c) o número de elétrons do K é 18, uma vez que a sua carga é +1 (ou seja, o potássio tem um elétron faltando; se ele estivesse neutro, sua carga seria zero e o número de elétrons seria igual ao de prótons, isto é, 19). O número de elétrons do Ca, considerando que sua carga é +2, é 18 (ou seja, o cálcio tem dois elétrons faltando; se ele estivesse neutro, sua carga seria zero e o número de elétrons seria igual ao de prótons, isto é, 20).

Resposta e explicação da questão 4:
A massa do bromo é 80g e o seu número atômico é 35. Como já foi dito, o número atômico (Z) é igual ao número de prótons; se o átomo estiver neutro, o número atômico também será igual ao número de elétrons desse átomo. A carga do bromo tornou-se -1, ou seja, há um elétron sobrando (portanto, o bromo está com 36 elétrons). Para descobrir o número de nêutrons, basta aplicar a equação A=Z+n, em que "A" é a massa, "Z" é o número atômico e "n" é o número de nêutrons. Fica assim:
A=Z+n
A-Z=n
80-35=n
n=45
Então, sabemos que o íon  Br^{-} tem:
35 prótons
36 elétrons
45 nêutrons
A alternativa que reúne esses dados é a letra B.


bruna370: muito obrigada
Perguntas similares